13 respostas a um futuro estudante de arquitetura

Uma das melhores coisas de se escrever um blog é receber as opiniões, dúvidas e sugestões dos leitores. Eu adoro!!! Volta e meia algum estudante vem me perguntar sobre como é a Arquitetura. Caso desse garoto abaixo. Vou tentar responder com calma.   


Olá, me chamo João Victor, tenho 16 anos e participo de um projeto de Orientação Profissional onde me foi proposto realizar uma pesquisa a fundo sobre algumas profissões que me interessem e, como deve imaginar, Arquitetura foi uma delas. Então peço que, se possível, doem um pouco de seu tempo para responder as perguntas abaixo. Agradeço desde já



1. Há quanto tempo exerce a profissão? 

Joao Victor, fiz vestibular em 1974 e me formei em 1982. Já na faculdade comecei a fazer estágios em escritórios de arquitetura. E desde a formatura tenho trabalhado em escritório próprio.


2. Descreva a função ou cargo que melhor representa o que você faz. Não há necessidade de citar a empresa que trabalha.
Como sou profissional liberal, ou seja, trabalho para mim mesma, faço de tudo: sou minha chefe e sou office girl, passando por pesquisadora, desenhista, Projetista e prospectadora de mercado. Ah! Também sou blogueira e milito nas redes sociais. Leia mais sobre a profissão em Arquitetura - mais que desenho.

3. Qual foi o caminho para sua escolha profissional?
Como escolhi Arquitetura? Gostava de desenhar e imaginava fazer engenharia quando pequena. Minha mãe me convenceu que arquitetura era uma profissão mais feminina e como, aos 12 anos, eu ainda não era feminista, acabei comprando a ideia. Mas fiz teste vocacional: deu História. E na hora de escolher no vestibular ainda pensei em processamento de dados e engenharia elétrica. Pudera, eu tinha 16 anos, muito nova para um decisão tão importante. Bem normal não ter certezas concretas. Veja aqui 10 lições que aprendi na faculdade de Arquitetura.

4. Quais as suas perspectivas? O que você ainda almeja?
Pergunta interessante e complexa. Almejo muita coisa. Na arquitetura pretendo continuar aprendendo, aprimorar a carteira de clientes e me superar. Leia também 10 maneiras de expandir o repertório e aprimorar o processo de criação. 



5. Quais são os cursos que você considera importantes para o exercício da sua profissão?
Os Cads, BIM, revit, sketchup e todas as formas de expressão gráfica, inclusive a desenho a mão livre. E todos os cursos que aumentem a criatividade e a bagagem cultural. Há um artigo interessante que fala sobre a teoria e a prática na formação do arquiteto e que pode ser lido AQUI.

6. Como vê o mercado de trabalho na sua área?

Flutuante como sempre. Arquitetura é uma profissão apaixonante, lida com algo que as pessoas necessitam e usam muito: espaços. Do micro ao macro espaço. Do móvel à cidade. A arquitetura, por ser uma mistura de humanas e exatas, proporciona uma formação bem ampla que permite que um arquiteto possa se especializar em várias áreas depois da formatura. Leia minha entrevista no Adzuna em Arquitetura pra que te quero

7. Quais os aspectos positivos que você sempre apreciou no exercício de sua profissão?
Poder realizar sonhos das pessoas e trabalhar com criatividade. Respondi muito disso em Ser Arquiteto: Por quê? Dez razões.

8. E quais foram para você as maiores dificuldades encontradas no dia a dia do exercício de sua profissão?

A pouca oferta de segurança financeira em forma de concursos e empregos com carteira assinada. E a falta de noções de empreendedorismo já na graduação para enfrentar um mercado competitivo de maneira mais profissional. Quer saber mais? Veja em 10 motivos para NÃO fazer arquitetura. e Arquitetura é estressante?

9. Que fatores você acredita ser importantes para o jovem levar em consideração no momento da escolha profissional?

Pense no que você faria se não precisasse ganhar dinheiro. Isso lhe dá uma ideia do que lhe dá prazer. Depois pense na sua personalidade: se precisa de segurança, se é mais ousado, se é mais tímido, se tem facilidade de se relacionar. Essa análise vai fazer com que o jovem tenha uma noção maior do que gosta e do que precisa em um caminho profissional. E no caso da Arquitetura, sugiro a leitura de: Devo fazer Arquitetura ou não?


10. Algum profissional de sua área o inspirou ao fazer sua escolha nesta profissão?

Não. E na verdade nem na vida profissional. Não sou uma pessoa de seguir gurus ou mestres. Mas isso é uma coisa pessoal. 



11. O que você sugere para um jovem que queira escolher sua profissão?

Creio que respondi na pergunta 9. E não esqueça, nenhuma escolha é eterna. Se sentir que não é para você, parta para outra. Se sentir que é, se empenhe e batalhe para sempre aprender mais e mais. Leia também: sucesso é uma conquista e não se mede por dinheiro e Você faria de novo Arquitetura?


12. Quais seriam as áreas de atuação no mercado deste profissional?

Variadas. Com a graduação você pode sair arquiteto geral - pode fazer projetos, executar obras. Pode optar pelo urbanismo. Com algumas especializações ou cursos complementares,  pode ser designer, atuar em expressão gráfica, as possibilidades são muito grandes.


13. Descreva o ambiente, o conteúdo, a rotina e o retorno de sua profissão

Vou responder com uma postagem que fiz um tempo atrás onde falei justamente nisso: Explicando a rotina de um arquiteto para estudantes 

Espero que tenha ajudado o João Victor e quem sabe mais alguém que tenha as mesmas dúvidas.

Me escrevam sempre que quiserem alguma sugestão ou até para trocar ideias. Adoro essa interação!



Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest 
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros