10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Arquitetura....sonho dourado de muitos jovens que sonham com um futuro glamouroso e cheio de notas na conta bancária. Mas será realmente assim? Veja algumas razões de porque NÃO fazer arquitetura.

1- Principal motivo: DINHEIRO. Para os que visam a recompensa financeira em primeiro lugar: Arquitetura não é uma mina de ouro. Esqueça os figurões que vê na mídia com escritórios em Miami e Paris. Eles são a minoria da minoria. A grande maioria dos colegas arquitetos está ralando em seus escritórios ou em escritórios alheios. E ainda faz bico no fim de semana.

2- Recompensa intelectual: Tudo bem, não vou ganhar rios de dinheiro, mas vou ser reconhecido como uma pessoa criativa e maravilhosa que vive para ajudar os outros. Sim! Ajudar os amigos, parentes e conhecidos dando palpites de como eles podem arrumar suas casas e espaços. Palpite não é projeto, lembre. Sem contar que fica horas pesquisando para achar soluções interessantes e vem alguém e copia. E leva as glórias.

3- Saúde física: noites bem dormidas. Quem precisa disso? Montes de cafeína para aguentar o tranco. Quem se importa? Olheiras pesadas. Quem olha? Mas e aquele arquiteto/a famoso que vive morenaço/a badalando em revistas da hora? Com certeza tem uma equipe de branquelos fazendo o trabalho duro para ele.

4- Saúde emocional - Críticas pesadas. Quem se importa? Arquitetos nunca. Quem se importar muito pense seriamente em abandonar a profissão. Elas te acompanharão desde o momento em que sonhou em ser arquiteto. Vão se aprofundar na graduação. E farão parte de você de maneira completa quando se formar. E ainda vai ter que ouvir que é arrogante e mal educado quando apontar aquilo para o qual foi preparado: os problemas. Arquiteto vive de dar vender soluções. E para isso precisa ter o olhar aguçado para detectar problemas. Obvio.

5- Horários - Domingo, almoço, noite....nada disso importa se você é arquiteto. Já não importava antes do celular e whatsapp. Agora piorou e bastante. Tudo é para ontem. Cliente vem com a proposta de trabalho já com pedreiro contratado e prazo de início: será que dá para a semana que vem? Como assim, não dá para desenhar algo no fim de semana? Vá lá explicar que planejamento é algo que exige um aprofundamento. Perde o cliente e as contas teimam em continuar chegando.      
 6- É um curso oneroso. Um bom arquiteto depende de programas complexos, um potente PC/note/smartphone. Precisa de boa literatura e de boas viagens. Um bom arquiteto é feito de repertório. E formar e manter um razoável custa caro. 

7- Falta de amigos e mecenas - Arquitetos talentosos ganham dinheiro e reconhecimento. Correto? Nem sempre. Um dos ingredientes do sucesso de arquitetos sempre foi uma carteira de amigos potencialmente endinheirada e/ou com capacidade de promover o seu nome. Se tiver um mecenas poderoso, melhor ainda! Pode ser que você, se tiver talento, até venha a ganhar um Pritzker.  

8- Caminhos alternativos para o sucesso: Cheio de expectativas você espera por meios alternativos em que o seu talento seja reconhecido. Concursos de Arquitetura. Péssima notícia. São poucos e suas regras nem sempre são exatamente favoráveis aos projetistas.

9- Concursos públicos: Tudo bem, quero segurança e minha meta é passar em um bom concurso público para Arquitetura. Sinto informar mas eles são bem raros. E quando existem a grande maioria paga muito pouco. Aliás, se você visa a segurança, talvez Arquitetura não seja bem a carreira para você.

10- Não sabe desenhar e não gosta. Um problema. Por mais que a expressão gráfica em voga seja via digital, arquiteto ainda se expressa por uma lapiseira. Não precisa ser um artista, mas desenhar a mão deve fazer parte de sua rotina e conhecimento. E sim, pode ser aprendido. Com esforço e dedicação, tudo se aprende.    

Tudo bem, você leu toda a lista e não se apavorou? Ou se apavorou pouco? Quer realmente encarar o desafio? Prepare-se para noites mal dormidas, muito trabalho de formiguinha, muita crítica no seu caminho e na sua alma. Mas as recompensas podem ser maravilhosas. Veja em 10 razões para ser Arquiteto e entenda o porquê.

E boa sorte!

PS: 2021- Em função dos comentários vou colocar mais links sobre o assunto

Gostou? Tem alguma sugestão? 

Comenta e conta para a gente a tua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

  1. eu me apavorei, e muito. Pior que só vim olhar estando no sétimo período da graduação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, se apavorar durante o curso é normal. Acho que 99% dos arquitetos passaram por isso. Se já estás no sétimo semestre, creio que já deu para sentir se a Arquitetura te apaixona de tal maneira que compense as dificuldades possíveis. Aproveita o curso para testar qual área gostas mais, veja que há nichos de mercado a serem explorados e trabalha no teu potencial empreendedor. E faça uma rede de relacionamentos que indiquem teu trabalho. E boa sorte!

      Excluir
  2. eu querendo ser arquiteta:
    vejo este artigo: nunca dsdijsjkfbdsk acabando com meus sonhos
    muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por experiência própria, se tiver vocação e quiser fazer arquitetura, nao serão opiniões contrárias que vão te fazer desistir. Várias pessoas me falaram diretamente para nao fazer e fui em frente. Mas se não for tua vocação, melhor saber cedo, nao é mesmo?

      Excluir
  3. Meus pais falam que vou passar fome sendo arquiteta, isso me desmotiva muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe as respostas que dei em outros comentários. Não vou te iludir e dizer que arquitetura seja um caminho fácil sob o ponto de vista de rentabilidade, mas existem caminhos dentro da profissão se essa for a tua vocação. Procure um caminho onde possas dar o melhor de ti, faça uma rede de referências que possam indicar o teu trabalho e o mais importante, procura dentro de ti as certezas de que possas ser feliz fazendo arquitetura. Boa sorte

      Excluir
    2. A Elenara não tá escondendo nada!!!!! Sem conhecer os mecenas, a gente não ganha dinheiro não!!!

      Excluir
  4. Não há uma mentira se quer nesse artigo. Ser arquiteto é exatamente isso! Sou formada e pós graduada e hoje só quero trocar de profissão. Levem muito a sério o que diz aqui. Se vocês superarem isso vocês estarão muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me desiludi muito quando chegou a parte “vamos ver” do curso (sétimo período para frente). Vou chegar até o final e depois pretendo trocar de área. A profissão é bem insalubre, sobretudo em grandes escritórios. Mas foi uma jornada gratificante, desenvolvi diversas habilidades, senso artístico e crítico, capacidade de gestão de tempo, de recursos, vivi experiências transformadoras também, uma verdadeira relação de amor/ódio

      Excluir
    2. Uma das vantagens de cursar arquitetura é justamente a formação ampla em planejamento e visão fora da caixa, que podem ser valiosas em quem optar por novos rumos. Tenho vários conhecidos trabalhando em computação gráfica, que também é uma área interessante onde os conhecimentos de espaço podem ser aproveitados. Sucesso! Abraços

      Excluir
  5. Estou me formando e cada dia pego mais angústia e arrependimento de ter escolhido a profissão. Muita devoção pra pouco retorno, acredito que psicologicamente não vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas vezes senti o mesmo, mas o interessante da arquitetura é que a formação permite uma mudança de rumos para várias áreas. Conheço colegas que trabalham em outras áreas de criação. Pense no que gosta e no que não gosta na arquitetura e se tiver que optar por outro rumo que te faça mais feliz, escolha com sabedoria. Abraços e boa sorte

      Excluir
    2. Sinto muito lhe informar, mas você não deveria duvidar dos seus pais.😞

      Excluir
    3. Sinto muito lhe informar, mas você não deveria duvidar dos seus pais.😞

      Excluir
    4. Sinto muito lhe informar, mas você não deveria duvidar dos seus pais.😞

      Excluir
    5. Sinto muito lhe informar, mas você não deveria duvidar dos seus pais.😞

      Excluir
    6. Sinto muito lhe informar, mas você não deveria duvidar dos seus pais.😞

      Excluir
  6. Menina, que coisa engraçada, sua publicação de 2016 veio aparecer para mim em pleno 2021 e só posso te dizer que, assim como 5 anos atrás, hoje em dia está muito pior essa profissão, principalmente para quem vive ou quer viver apenas de projetos.
    Infelizmente a área de projetos não está compensando em nada, pois ninguém quer pagar o valor que realmente ele custa, as vezes querendo um desconto de mais de 50%, que é um absurdo, pelo tanto de serviço e esforço criativo que termos que enfrentar. E outra, existem muitos "projetistas" que dão uma de arquitetos/engenheiros e vendem o mesmo serviço por um preço ínfimo. Ai você chega ao ponto e pensa: mas que m@rda, paguei 2 mil de mensalidade por 5 anos, virei noites e noites para alguém com apenas um curso de Autocad fazer o mesmo que eu?! É, muito frustrante.
    Felizmente descobri que arquitetura não é apenas projetar e aprovação em prefeitura e consegui meu lugar ao sol. Obvio que na época da faculdade eu esperava ganhar muito mais, pelo menos não estou passando fome.
    Se alguém está lendo isso, e ainda está na dúvida da profissão, eu sugiro estudar muito, mas muito mesmo e conseguir entrar em uma faculdade de medicina, pois querendo ou não, é um dos poucos ou se não o único curso que te proporciona um retorno financeiro de praticamente 10 mil logo no primeiro mês de formado, só trabalhando em um posto de saúde, enquanto, como arquitetos, quantas décadas vocês acham que serão necessárias para começar a ter um salário fixo de 10 mil por mês? É triste, mas é a realidade do nosso país.
    Se mesmo assim você leu e quer continuar no curso de AU, te desejo muito boa sorte e muito apoio financeiro da sua família durante e após a formatura.
    Para encerrar, uma frase que representa a realidade das faculdade de AU pelo país: "A faculdade de arquitetura te ensina a amar a arquitetura mas ela não te ensina a viver de arquitetura".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. importante teu depoimento. Acrescenta bastante à postagem, obrigada por contribuir! Abraços

      Excluir
  7. Me formei final de 2020, iniciei a faculdade de arquitetura muito as cegas, sem ao certo saber o que realmente seria a arquitetura. No sexto período iniciei um estágio em um escritório, achando que a vida seria maravilhosa e perfeita e que eu estava vivendo meu sonho, a faculdade não te prepara 1% para a vida real. Meu estágio me possibilitou vivenciar muita coisa, mas muita coisa mesmo, tive muitas experiências positivas, mas também inúmeras negativas, e hoje depois de ter me formado, abre um imenso vazio no meu peito, e me questiono, arquitetura realmente é somente isso?. Eu me refiro a grande generalização da profissão, a arquitetura é muito limitante, mesmo tendo muitas áreas para se atuar, não se engane que se você se identificar com área A ou B, irá viver somente daquela área que você tanto se identifica. Se conseguir? Òtimo! Mas para mim não foi uma realidade. Para conseguir sobreviver de arquitetura você precisa se sujeitar a inúmeros trabalhos aleatórios, projetos de reforminha, projetos de interiores, projetos arquitetônicos de variados tipos, é realmente um corre danado, e muitas das vezes acaba sendo isso e só isso. Então se eu pudesse dar um conselho para alguém que está em dúvida sobre a profissão, pesquise muito, se questione muito sobre o que você realmente quer e o que está disposto a passar na vida, somente amor pela profissão ou área que irá escolher não basta!.

    ResponderExcluir
  8. kkkkk amei! O pior que é verdade! Entretanto tem motivos que ainda compensam a profissão como os ressaltados em sua outra postagem, mas a faculdade não é fácil mesmoooo, vai demandar muito do seu tempo. Estou formando satisfeita com minha profissão, e para quem quer fazer, as dificuldades são superadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que não te desanimei. A profissão é bonita e vale a pena! Abraços

      Excluir
  9. Poxa eu gosto muito de arquitetura, tenho receio de me formar e não me dar bem ! Ainda mais que sou pobre e vou tentar na federal.
    E ainda mais que eu não me identifico com nenhuma outra profissão, oque eu faço ? Rindo de desespero kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analise seu potencial, qual área que gosta mais na arquitetura, se o teu perfil é mais audacioso ou se precisa de segurança. Tenho colegas que optaram por fazer arquitetura paralela à outras profissões. Ou fizeram concursos públicos. Com a ampliação das áreas gráficas digitais, este é um campo a explorar também

      Excluir
  10. Taí uma faculdade pra acabar com sua saúde física e mental...triste demais...eu era apaixonada pela arquitetura, mas hoje tudo se tornou dor....me sinto angustiada por querer me formar...com trabalhos que não acabam nunca. Virando inúmeras madrugadas...acordando logo após umas 2 ou 3 horas de sono...um absurdo e tudo pra entregar projetos perfeitos conforme as normas... Percebo que os arquitetos diferente de muitas profissões estão apenas acabando com a sua profissão, a dificultando a cada dia...enquanto a maioria das profissões de hoje aprendem a valorizar o seu trabalho. Na arquitetura é ao contrário. Trabalhe que nem um condenado e ganhe uma infima quantia... e aceite que a vida é assim....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gizza, recebi esses conselhos que estou dando antes de entrar para a faculdade. E mesmo assim fui até o final, mesmo passando por muitas angústias. talvez não fizesse de novo hoje. O mais certo é que fizesse com outros olhos, menos apaixonados e românticos, e mais focados em uma especialização e uma poderosa rede de clientes e indicações. Há caminhos para o sucesso, ele passa por muito suor e trabalho. Abraços e sucesso

      Excluir
  11. Olá! Muito interessante sua matéria.
    Estou cursando Arquitetura, já fiz 1 ano e meio. Estamos vendo agora, a parte de plantas baixas, planta de corte, fachada, a topografia... essas coisas. Percebi que não gostei de mexer com isso. Então, comecei a me preocupar, pois isso é a base da profissão né? Penso "como vou ser arquiteta se não gosto de mexer com plantas?". Então comecei a pensar em mudar de curso.
    As pessoas me falam "ah mas arquitetura tem muitas áreas e tal" mas eu sei que na minha cidade, vou ficar presa em projetos residenciais/comerciais. Sei que aqui não tem muitas oportunidades em outras áreas.
    Gostaria da opinião de alguém a respeito disso, alguém que me fale a real, sem tentar ficar me puxando pra profissão só por fazer parte dela também. Queria saber mesmo, se vale a pena continuar não tendo gostado dessa parte de plantas, ou se não tem sentido continuar assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão difícil dizer a alguém se deve ou não fazer algo, pensei muito antes de responder. Não posso responder a tua pergunta porque ela é muito particular, mas posso te para analisar se o não gostar é muito profundo. Por exemplo, eu jamais poderia trabalhar nas áreas de saúde porque me envolvo muito, nem em áreas de contabilidade porque detesto este tipo de cálculo. Sim, plantas são a base da arquitetura no estudo. É onde se aprende a mexer com espaço. Mas também conheço arquitetos que nunca projetaram depois de formados. Uns dão aulas, outros optaram por carreiras nos 3D, outros apenas administram escritórios onde outros arquitetos projetam. Acho que uma pergunta fundamental é: o que te dá prazer? O que tu faria de graça, se não precisasse de dinheiro para sobreviver? É um rumo a pensar. Arquitetura é uma profissão estressante, pode ser feita com amor e aí vale muito a pena. Mas se não houver, quem sabe outra área te daria mais satisfação?

      Excluir
  12. Texto esclarecedor e necessário. Obrigada por compartilhar. Fiz 1 semestre este ano e não me matriculei para o 2. Não tinha noção dessas coisas antes de cursar. Acredito que Deus permitiu, que, por questões pessoais e da faculdade, eu parasse totalmente. Quando entrei, não me adaptei de cara com a turma. Sou uma pessoa simples e prática e lá encontrei pessoas frescas (ricos), cheias de mimimi e se achando arquitetos formados já. Filhinhos de papai e mamãe, exagerados. A faculdade me sacaneou porque não fechou a turma a noite e tive que fazer remoto e assistir gravado, enquanto eles faziam ao vivo de manhã. Me sentia muito excluída e triste, ver meus sonhos de escanteio. Meu pensamento começou a ser "será que isso é pra mim mesmo?" pq eu já não me sentia mais parte daquilo, mesmo ainda sendo apaixonada pela área. Então, teve um dia que fiz uma planta, que minha vontade foi rasgar tudo fora. Chorei muito, porque assistia a aula e não entendia nada. Tirei dúvidas e nada. As outras pessoas se lascavam fazendo mas dava certo e o meu não. Quanto mais eu tentava entender, pior ficava. Fiz as marcações dos centímetros todas erradas. Gosto de plantas mas odiei a parte técnica. E no fim o profissional só usa Autocad, só por Deus. Estou me decidindo se vou continuar ou não, parei totalmente o curso. Porque o que eu ouvi a respeito da Arquitetura é angustiante. Desvalorização, faculdade cara e difícil (passei por isso), saturação de profissionais, falta de estágios (e só entra com indicação ou tendo dinheiro), exigência de muita coisa, instabilidade profissional e mais um milhão de coisas...Infelizmente sou apaixonada pela área, mas não sei se vai compensar todo esse sacrifício. Muita gente diz que não compensa e estou começando a acreditar. Pensei em Design de Interiores, mas, não me agrada pq gosto de Exteriores (ArqUrb). Estou cogitando mudar de curso, tipo pedagogia ou psicologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que posso te dizer, se gostas da área, tenta mais um pouco. Os momentos que vivemos são muito angustiantes por si só, de repente em tempos mais normais, podes gostar mais do curso. Nada impede que possas fazer outras cadeiras de outras graduações para ver se te agradam mais. Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada Elenara! Você é super necessária! Na época eu estava muito angustiada, fiz um desabafo mesmo com Arquitetura, entre o emocional e o racional. Estava quase arrancando os cabelos kkkkkkkkk
      Voltando aqui pra dizer que mudei pra Pedagogia e agora acertei rsrsrs me encontrei e estou até estagiando na área. Nunca imaginei isso, mas Deus me orientou e agora vejo como algo que nunca pensei pra vida, pudesse ser tão certo pra mim.
      Já pensei de um dia, se o amor por arquitetura continuar, quem sabe né? Afinal é uma área muuuito legal. Sucesso pra você na sua carreira. Jesus te ama ��

      Excluir
    3. Fico feliz que tenha achado teu caminho. O que importa na vida é a gente sentir que a resposta vem de dentro, e fazer o melhor no caminho que escolhemos seguir. Te desejo sempre muito sucesso, fico feliz com o retorno. Abraços

      Excluir
  13. Estou no 4° período do curso, às véspera da entrega de um projeto. Tirei um tempinho para ler sua matéria e, caramba!...eu realmente não deveria ter entrado no curso. Em realidade, me arrependo desde o primeiro período, no entanto fui levando o curso por pressão da família. Arrependo-me amargamente.

    Nunca tive afinidade com o curso, talvez uma admiração, mas nunca, nem mesmo em uma fração de segundo me imaginei na profissão. Por influência da família e outros motivos privados eu acabei ingressando-me no curso. Se havia algum resquício de paixão ou afinidade pela arquitetura no início do curso, este esvaiu-se e não existe mais, transmutou-se para frustração e raiva.

    Realmente, arquitetura é para quem ama. O curso é incrível — para quem realmente tem interesse na área.


    Excelente matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se realmente não sentes a Arquitetura como uma possibilidade de vida, a mudança é salutar. Conheço vários casos de mudança para dentro e para fora. Um colega do meu irmão, deixou a Medicina durante o curso e se tornou um excelente arquiteto. Vários estudantes de arquitetura se tornaram excelentes atores, cantores e até médicos. Espero que encontres a área que te faz feliz. E te digo mais: há vários colegas formados trabalhando em outras áreas. Com 4 anos, só falta um para a formatura...pense nisso também

      Excluir
  14. E eu que faltou só o TCC pra pra concluir e não tive mas saúde mental pra terminar, fora outros problemas que eu tive com um professor que me perseguiu os 5 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena. Será que não consegue terminar depois de algum tempo? Mesmo que não seja para trabalhar na área? Mas enfim, a saúde mental deve sempre ser a prioridade. Se cuide e fique bem. Abraços

      Excluir
  15. Estou indo para o 9º período, cai de paraquedas literalmente nesse curso, no início fiz de qualquer jeito por tudo ser em grupo e meus amigos me levarem nas costas, mas fui avançando sem ficar para trás em nenhuma disciplina, ao chegar ao 5º período mudou o método das disciplinas e tudo se tornou individual, e lá estava eu sem saber nem usar um autocad direito, quem dirá saber como projetar, mas comecei a me motivar e caminhar aos poucos, fui fazendo cursos e aprendi a usar o Revit, Lumion, Vray, Sketchup e o bendito autocad, e fui atrás de estagio, entrei no 7º periodo, e nele estou aprendendo muito, tendo vivencias na obra, com outros profissionais, e principalmente com minha chefe que me ajuda muito em qualquer dúvida, mas todo meu dia fica somente pro trabalho e faculdade, porém remuneração me deixando sufocado com minhas necessidades, hoje já consigo desenhar e representar sem muitas dificuldades, mas uma coisa me preocupa muito, meu processo criativo é muito devagar, sinto que definitivamente não tenho um bom gosto, e estou começando a ficar muito mal com isso, paro em frente o computador e travo, sei utilizar muito bem todas as ferramentas, mas contanto que a ideia não seja minha, tenho muita timidez com tudo, para fazer e mostrar para os outros, me sinto totalmente perdido, nao sei oq devo buscar, gosto muito de modelar e desenhar, mas se tiver um espaço em branco, não sei por onde começar, é como se eu tivesse todas as peças do quebra cabeça mas nao saber onde cada uma se encaixa com a outra, penso em ideias geniais na minha cabeça mas não consigo passar elas para a realidade, para ser visualizada, tenho medo de decepcionar todos aqueles que acreditam em mim :(, enfim apenas um desabafo como anônimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal que a gente sinta bloqueios e até duvide da nossa capacidade criativa, já que para sermos arquitetos desenvolvemos um senso crítico muito apurado. Mas a criatividade também é um processo que pode ser aprendido. As tuas palavras me motivaram a escrever uma postagem sobre isso que pode ser lida no https://www.elenaraleitao.com.br/2022/01/o-medo-e-delicia-de-ter-ideias-proprias.html

      Excluir
  16. Estes foram os assuntos mais importantes que já li sobre arquitetura, até aqui!
    Estou no 9⁰ (nono) semestre e pretendo me formar. Porém, mesmo se eu tivesse em faze inicial do curso e tivesse visto este artigo antes, talvez, mesmo assim eu não teria desistido, simplesmente por amor a profissão!
    Até aqui, eu sempre pensei que arquitetura seria uma forma de se ganhar muito dinheiro, mas agora o que devo (depois de tudo o que li, aqui), é me conformar com o que der e ver.
    Já vou fazer em março, (deste ano de 2022), 60 anos, e, tudo o que mais desejo antes da minha morte, é justamente me formar em arquitetura, pois, é o meu maior sonho, desde criança!
    Depois de me formar, e, com a idade que já tenho/terei, não posso nem pensar em ganhar rios de dinheiro, mesmo porque nem teria como investir se a vida já está próxima do fim, pra mim.
    Só me resta ter que aceitar que investi no curso por um simples prazer de ter um diploma de formatura, se assim eu ainda tiver este tempo de vida até lá.
    Abraço a você, Elenara, muito obrigado pelos seus reais argumentos.
    Sou da sinceridade e gosto muito de quem o é também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lopes, sou um pouco mais velha que tu e te dou os parabéns por não desistir dos sonhos e continuar estudando. Arquitetura é uma profissão apaixonante, tem vários caminhos para se atuar e tem sim, muitas dificuldades no mercado. Te desejo sorte, uma boa rede de conhecidos, muita criatividade e sinceridade no afazer arquitetônico. Obrigada pelo comentário

      Excluir
  17. Olá Elenara, li seu artigo e me choquei ainda não iniciei o curso de ArqUrb, pois preferi fazer um cursinho para medicina agora nesse 1 semestre. Mas tem a possibilidade de fazer ArqUrb nesse 2 semestre, não consigo ver alternativa para não fazer o curso pois passei na federal. E pelo visto medicina pelo Enem fica cada vez pior e por pressão familiar não sei se poderei tentar Medicina novamente senão neste ano.
    Sinto que não passarei nesse ano e só estou usando o dinheiro da minha família. Mas também se a profissão de arquitetura ainda me fará depender dos meus pais não saberia o que fazer, não gostaria de jogar 5 anos fora.
    Poderia me aconselhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente do que quer a tua família, o que tu sente como vocação? Medicina e Arquitetura são profissões bastante diferentes. Pense bem se está seguindo o que gosta ou procurando agradar A ou B. Este o primeiro passo. Definido isso, abrace a profissão que vá te fazer feliz, com a qual goste de lidar. Uma profissão é algo bastante importante no tempo de nossa vida. Se a definição for por arquitetura, há vários caminhos dentro dela onde vários profissionais encontram sucesso. Também fiz uma postagem sobre os 10 motivos para fazer arquitetura. Vou te contar uma história familiar: minhas sobrinhas optaram por processamento de dados, bale e veterinária. Sabe qual a única que permanece na profissão escolhida? A que optou pelo bale, sua vocação de infância. Hoje é a bem sucedida dona de uma escola de sucesso. O importante é encontrar as respostas dentro de ti primeiro antes de optar por pressão de fora. Abraços e sucesso

      Excluir
  18. Olha sharlom, eu vivi a mesma situação (meu comentário lá em cima em agosto de 2021) e comecei a colocar na balança sabe. Fiz uma lista dos pontos negativos e positivos dos dois. Eu ainda tinha Pedagogia junto, no fim escolhi pedagogia por amar ensinar. Eu vou me pôs graduar em Psicopedagogia por causa da paixão por psicologia kkkk porque não suporto ficar sentad ouvindo...uma sugestão que eu te daria, além de colocar na balança oq mais te agrada ou vale a pena, é tb ver uma profissão similar ao que tu gosta sabe...

    ResponderExcluir
  19. Excelente sugestão! Colocar de forma pragmática os pontos positivos e negativos em relação às escolhas pode te ajudar a discernir qual a melhor profissão. E te confesso que amo psicologia, leio bastante sobre e já pude usar muito dos meus conhecimentos empíricos na arquitetura. Há inclusive um ramo chamado de neuro arquitetura que pode te interessar. Sucesso!

    ResponderExcluir
  20. Em todas as profissões são assim, todas!!! Se vc não estudar muiiiiiito e inovar não vai ter seu lugar ao sol. As pessoas se iludem com alguns cursos superiores é porque via antigamente alguns ganhando dinheiro, mas a vdd é que antigamente só cursava quem tinha dinheiro, filhos de famílias já abastada, então a gente via os profissionais e achava que o dinheiro vinha profissão, e na vdd não, vinha das famílias que já eram ricas, fazendeiros; e antigamente não tinha o tanto de faculdade que tem hj, atualmente todo mundo pode fazer um curso superior, então hj tem de tudo e de tudo tem muito. Eu fiz direito achando que ia ganhar dinheiro, eu via parte da família sendo bajulado porque eram advogados, andavam em bons carros, moravam em boas casas, mas só depois fui entender que o dinheiro vinha de outras fontes, das lavouras, da criação de gado e o escritório é só um meio de fazer nome, fazer fama ganhar status de culto e aquela coisa toda.... Eu acho que tem q procurar fazer o curso que gosta e procurar dentro dele alguma coisa p inovar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurar fazer o curso que gosta e procurar inovação dentro do seu campo, disse tudo Valeria

      Excluir
  21. Olá, Elenara! Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e por sua solicitude em responder todas as questões! Eu estou atualmente estou no 10º e último período de arquitetura numa federal, tive experiência de pesquisa acadêmica (que gostei muito), fiz estágio durante 8 meses num órgão público e, afinal, embora goste muito e veja um valor social significativo na Arquitetura e outras atividades relativas ao ambiente construído, percebo que a instabilidade da carreira, má remuneração, falta de valorização social, entre outros fatores, acabam pesando muito para mim e estou considerando migrar para o UX/UI Design, um campo ligado à tecnologia que está experimentando forte crescimento, possui excelente remuneração e boas possibilidades de moblidade internacional. Quem sabe futuramente eu possa fazer um mestrado na área que é minha paixão, o urbanismo, e retorne para atuar com algo de maior impacto socioambiental. Mas no momento preciso pensar no meu bem-estar, pois tenho já 23 anos e estou saturado de depender da minha mãe. Infelizmente a arquitetura, devido à falta de empregos, projetos, reconhecimento, etc. não oferece condições de me garantir uma condição de vida adequada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela leitura carinhosa, sucesso nos caminhos, quem sabe terminas a arquitetura, mesmo que migre para outro campo que te dê mais segurança financeira...conheço vários colegas que fizeram o mesmo e construíram belas carreiras e vidas satisfeitas. O mundo flutua com uma rapidez impressionante e manter a mente aberta às possibilidades e saber determinar os focos necessários e prementes da vida faz parte da construção de uma bela existência. Paz, sucesso e carinho!

      Excluir
  22. Sou formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2019. Já estou na meia idade e tenho outras formações acadêmicas anteriores. Arquitetura foi a realização pessoal de um sonho de aprendizado. Sonho este que me custou muito dinheiro, tempo, desgaste mental e emocional, mas que conclui com alegria no coração, simplesmente por realizar mais um desejo. Não dependo da profissão para sobreviver, porque se dependesse seria complicado. Já fiz a minha carreira ao longo dos anos. É fato que é um curso que requer muito empenho, comprometimento e dedicação para conseguir concluí-lo em 5 anos. Não dá para "levar numa boa ou ir empurrando com a barriga", como algumas pessoas pensam ser possível. Além do que, hoje em dia, é uma profissão com poucas perspectivas de sucesso e ganhos posteriores . Tanto que a maioria acaba indo lecionar ou então presta concurso público na esperança de se garantir ou porque não encontraram outro meio para exercer a profissão. Fora que é um curso muito generalista. Você aprende um pouco de tudo e nada de um todo, e ainda acaba dividindo suas atividades com outras profissões correlatas. Arquiteto é um profissional bastante desvalorizado e desacreditado. Não lhe é dado o devido valor e respeito, infelizmente, mas é uma profissão apaixonante e como toda profissão tem sim aqueles que conseguem um lugar ao sol. Vá em frente se esse for o seu desejo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, é uma descrição de muitas experiências...mas realmente é uma profissão apaixonante e que traz muitas gratificações pessoais

      Excluir
    2. Concordo com você, inclusive esse de aprender um pouco de tudo eles me falaram na faculdade....coisa mais sem sentido, enfim...o problema infelizmente, é que é muito apaixonante, muito envolvente mas não compensa...eu tive que colocar na balança tudo e pra mim, o único ponto positivo era que eu gostava de arquitetura e só, muito triste...

      Excluir
  23. O Arquiteto deve focar em ser condutor de ideias. A faculdade deve ensinar como fazer isso.
    Pense em ser um empreendedor, liderando o processo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons conceitos. Parecem fáceis de ser aplicados. Na prática, nem todos conseguem. Mas quem o faz, pode ter sucesso. Obrigada pelo comentário

      Excluir
  24. Muito bom parabéns estava precisando dessas informações

    ResponderExcluir
  25. Fiz minha inscrição em arquitetura e urbanismo esse ano, por incrível que pareça me colocaram para engenharia cilvil, ainda n comecei a estudar, mais ja estou pensando em desistir..... ja q n sei q curso fazer , ai leio esse artigo, e tem tbm gente falando q n vai da certo pra mim, imagina engenharia igual fui colocada errada eu tentar fazer..... queria uma Luz. Tenho 29 anos terminei o ensino médio a poucos anos, n sei se tenho cabeça pra isso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensou em fazer um teste vocacional? Eu coloquei alguns senões do curso, tenho artigos que mostram o lado bom. Seria interessante estudar mais a fundo a tua vocação e o que esperas de um curso. E mesmo que faças a escolha menos certa, sempre há tempo para mudar, mesmo na graduação. Boa sorte!

      Excluir
  26. Só arrependimento é ilusão. É um sofrimento tão grande na faculdade, e quando sai maior ainda. Só se dá bem em arquitetura quem já tem nome e dinheiro de família, o restante é difícil. Hoje estou buscando outra profissão, que pague melhor e de mais estabilidade financeira, o que se torna difícil tb por arquitetura abranger pouco, ou seja, o diploma não está valendo pra nada. Se eu tivesse feito um curso de design de sobrancelhas hoje estaria no lucro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto que você não tenha gostado do curso. Mas a Arquitetura também nos garante uma formação ampla, uma capacidade de entender os processos de planejamento e a capacidade de síntese. Creio que se achar uma profissão que te garanta mais satisfação tanto pessoal quanto financeira, vais poder te realizar mais. Abraços

      Excluir
  27. Olá ! Elenara gostaria muito de ter lido o seu relato a 4 anos atrás, acredito que teria uma ideia do que iria enfrentar, estou no sétimo semestre de Arquitetura e urb e o desgaste é gigantesco, chego a ter um nó no estômago a saúde física e mental estão abaladas, São noites sem dormir e pior que parece que não sei nada… vc tem que ralar muito !!! a faculdade não te ensina BIM, não vão ensinar modelagem, CAD ou Revit vc tem que se virar, fazer cursos pra aprender é mais gastos e demanda tempo, no momento estou desesperada penso em trancar e já sofro com antecedência a respeito do TCC, mas amo a profissão com todas as forças mas fica claro que é muuuuito esforço e dedicação investimento financeiro para pouco retorno, queria uma LUZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum tempo é desperdiçado. Se tu já veio até aqui, quase no final, vai até o fim. Mas te cuida enquanto isso. Faz meditação, forma uma rede legal de amigos, sonda qual área te agrada mais para que, quando se formar, encontres um caminho mais claro. Pensa que com criatividade e persistência sempre se encontra o caminho mais correto para a gente. Vai com fé e boa sorte!

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros