Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2013/11/25

Ser arquiteto. Por quê? 10 razões

Porque ser arquiteto?

Ouvindo um documentário sobre arquitetura que fez essa pergunta a vários colegas, me peguei pensando. Por que mesmo ser arquiteto? 

As muitas facetas de um arquiteto
  1. Para realizar os sonhos de outros. Dizem que a primeira coisa que vem a cabeça acaba sendo a mais verdadeira. E pensando bem acho que é correto. Nada me causa mais satisfação na arquitetura que sonhar e realizar junto com o outro. Me colocar no lugar dele, desenvolver meu lado empático que me faz ver o mundo com vários olhos.
  2. Criar. Poder por abaixo o que não funciona. Enfrentar poeira, bagunça e mudança. Mas poder fazer isso sem gastar e sem viver na obra....ou seja, só vejo o lado bom da obra. 
  3. Para poder exercitar meu lado crítico. Pode parecer um contra-senso, mas arquiteto para ser bom tem que usar a capacidade de ser meio advogado do diabo com os espaços. Tudo pode ser melhorado. Em principio. Me aponte um arquiteto 100% satisfeito com uma obra e projeto, sem achar um mínimo detalhe que poderia ter feito melhor. Eu não conheço.
  4. Para poder ter a desculpa de viajar e ler muito. Arquiteto precisa ter repertório, precisa ter bagagem. E viajar, mesmo que seja pela internet, é fundamental. Ao vivo então é muito melhor. Muitos dos maiores arquitetos conhecidos aprenderam mais em viagens pelo mundo que nos bancos escolares. Ler segue a mesma lógica.
  5. Poder trabalhar no que gosta. Sim, porque se você não gosta de Arquitetura, não vai ser pela remuneração ou segurança que ficará na profissão. Arrisco a dizer que ser arquiteto é para os fortes. A gente costuma dizer que é vício - uma cachaça. De boa marca.
  6. Aprender a lidar com gente. E não falo apenas dos clientes. Mas de colegas, fornecedores, mão de obra, enfim, um conjunto imenso de pessoas que transitam por um projeto e obra e que também são um dos melhores aprendizados de vida que se tem. 
  7. Viver entre o mundo do luxo e o da realidade e não se contaminar. Explico: tem um lado da Arquitetura que é feito de símbolos. Sejam externos ou internos, há espaços onde é preciso voar pelo que de mais suntuoso ou caro exista na sociedade. Aprender a lidar com isso sem esquecer da funcionalidade e das pessoas que habitarão ou circularão por ali é um exercício da profissão. 
  8. Viver entre o mundo da extrema carência e o da realidade e não se abater. Explico: há trabalhos em que é preciso circular por sub habitações, esgotos a céu aberto, falta de qualquer tipo de dignidade. Saber lidar com isso com sensibilidade, mas com a distância necessária para propor soluções viáveis também faz parte do aprender a ser arquiteto.
  9. Para ser um profissional que muitos admiram mas poucos sabem a real utilidade. Para muitos os arquitetos ainda vivem em um mundo limpo, são todos grifados e vivem em um eterno mundo de prancheta, bolando coisas lindas, em ambientes paradisíacos. Poucos conhecem o lado do cavador, do obreiro, das mãos e cabelos sujos de gesso, dos sapatos enlameados. Ser arquiteto também significa mostrar que um projeto é mais que plantas ou desenhos
  10. Para ser um profissional que, exercitando a criatividade, vai fazer um produto para pessoas se sentirem melhor. Não, arquitetos não servem para fazer apenas prédios bonitos que tenham a sua cara. Arquitetos não servem para ter um ego maior que o mundo, exibir sua genialidade em edifícios plasticamente soberbos que não servem para ninguém ficar dentro. Arquitetos não são escultores ou artistas. Arquitetos são criadores técnicos. Estudam para viabilizar sonhos. 

  •  E para você, o que é ser Arquiteto?

Comentários
3 Comentários

3 Opiniões:

Adorei! Futuramente meu sonho é ser arquiteta ❤

Adorei! Futuramente meu sonho é ser arquiteta ❤

Que legal Lis! Vou torcer pelo teu sucesso! Grande abraço!
Elenara

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More