Arte com resíduos no canteiro de obras - Mestres da Obra

Quem conhece a realidade de um canteiro de obras e dos operários da construção civil brasileira sabe que nem tudo são flores. Não é exatamente o ambiente onde se espera encontrar quem faça Arte no sentido literal da palavra. Artes em formas de prédios eles fazem todo dia. Mas uma reflexão a respeito do que fazem, do material que usam, é uma iniciativa que merece todos os aplausos.

É o que proporciona a OSCIP Mestres da Obra, idealizada entre outros pelo arquiteto Arthur Zobaran Pugliese. Nessa entrevista AQUI ele fala de como foi o inicio do projeto, quando ele e Daniel Machado Cywinski, educador ambiental, "inseriram alguns conceitos de arte e design utilizando resíduos de construção no canteiro e, que em pouco tempo surtiram efeito com um pequeno grupo de operários". Dessa semente inicial surgiu a Mestres de Obra que hoje tem obras em exposição, algumas premiadas.
Mestres da Obra - bandeira do Brasil
Bandeira do Brasil feita com sobras de obra

Sim! Os operários trabalham com resíduos da construção, modificando o velho paradigma de que são lixo e algo a ser descartado, para uma nova consciência de reaproveitamento que, além de despertar uma maior consciência de não desperdício, são transformadas em um novo significado, uma visão de um mundo por quem nele, ativamente, trabalha duro.     

"Arte está dentro de cada um, é uma questão de momento" 
Essa frase foi dita no vídeo abaixo. Impossível ver algumas obras que resultam das oficinas feitas nos canteiros de obras, usando materiais que iriam para o lixo e não ficar emocionado com a capacidade de cada um de nós ressignificar a sua realidade e transformá-la em algo que também emocione e traga reflexão para mais pessoas. Inclusive matando alguns pré conceitos que chamam os operários da construção civil de mão de obra não qualificada. 

Mestres de Obra
Luminária feita com ferros de obra

Mestres da Obra
Capacete - impossível não fazer vários significados com essa obra
Mestres da Obra
Obra participante de exposição usando sobras de madeira

Obra

Mestres da Obra
Um artigo em uma revista na sala da dentista me faz conhecer a Mestres da Obra



 
Na pesquisa para esta postagem achei este outro projeto deles também muito lindo chamado Sons do Canteiro que pretende, através de aulas e oficinas sobre música, fazer com que os operários despertem para ela, construindo seus instrumentos usando também resíduos de obras.   

Pensando bem, talvez o título correto para esta postagem seja Operário em construção. Construção de sua dignidade e de sua humanidade.

Quer saber mais? Conheça a Mestres da Obra e veja COMO APOIAR

 Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros