Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2016/02/23

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Arquitetura....sonho dourado de muitos jovens que sonham com um futuro glamouroso e cheio de notas na conta bancária. Mas será realmente assim? Veja algumas razões de porque NÃO fazer arquitetura.

1- Principal motivo: DINHEIRO. Para os que visam a recompensa financeira em primeiro lugar: Arquitetura não é uma mina de ouro. Esqueça os figurões que vê na mídia com escritórios em Miami e Paris. Eles são a minoria da minoria. A grande maioria dos colegas arquitetos está ralando em seus escritórios ou em escritórios alheios. E ainda faz bico no fim de semana.

2- Recompensa intelectual: Tudo bem, não vou ganhar rios de dinheiro, mas vou ser reconhecido como uma pessoa criativa e maravilhosa que vive para ajudar os outros. Sim! Ajudar os amigos, parentes e conhecidos dando palpites de como eles podem arrumar suas casas e espaços. Palpite não é projeto, lembre. Sem contar que fica horas pesquisando para achar soluções interessantes e vem alguém e copia. E leva as glórias.

3- Saúde física: noites bem dormidas. Quem precisa disso? Montes de cafeína para aguentar o tranco. Quem se importa? Olheiras pesadas. Quem olha? Mas e aquele arquiteto/a famoso que vive morenaço/a badalando em revistas da hora? Com certeza tem uma equipe de branquelos fazendo o trabalho duro para ele.

4- Saúde emocional - Críticas pesadas. Quem se importa? Arquitetos nunca. Quem se importar muito pense seriamente em abandonar a profissão. Elas te acompanharão desde o momento em que sonhou em ser arquiteto. Vão se aprofundar na graduação. E farão parte de você de maneira completa quando se formar. E ainda vai ter que ouvir que é arrogante e mal educado quando apontar aquilo para o qual foi preparado: os problemas. Arquiteto vive de dar vender soluções. E para isso precisa ter o olhar aguçado para detectar problemas. Obvio.

5- Horários - Domingo, almoço, noite....nada disso importa se você é arquiteto. Já não importava antes do celular e whatsapp. Agora piorou e bastante. Tudo é para ontem. Cliente vem com a proposta de trabalho já com pedreiro contratado e prazo de início: será que dá para a semana que vem? Como assim, não dá para desenhar algo no fim de semana? Vá lá explicar que planejamento é algo que exige um aprofundamento. Perde o cliente e as contas teimam em continuar chegando.      
 6- É um curso oneroso. Um bom arquiteto depende de programas complexos, um potente PC/note/smartphone. Precisa de boa literatura e de boas viagens. Um bom arquiteto é feito de repertório. E formar e manter um razoável custa caro. 

7- Falta de amigos e mecenas - Arquitetos talentosos ganham dinheiro e reconhecimento. Correto? Nem sempre. Um dos ingredientes do sucesso de arquitetos sempre foi uma carteira de amigos potencialmente endinheirada e/ou com capacidade de promover o seu nome. Se tiver um mecenas poderoso, melhor ainda! Pode ser que você, se tiver talento, até venha a ganhar um Pritzker.  

8- Caminhos alternativos para o sucesso: Cheio de expectativas você espera por meios alternativos em que o seu talento seja reconhecido. Concursos de Arquitetura. Péssima notícia. São poucos e suas regras nem sempre são exatamente favoráveis aos projetistas.

9- Concursos públicos: Tudo bem, quero segurança e minha meta é passar em um bom concurso público para Arquitetura. Sinto informar mas eles são bem raros. E quando existem a grande maioria paga muito pouco. Aliás, se você visa a segurança, talvez Arquitetura não seja bem a carreira para você.

10- Não sabe desenhar e não gosta. Um problema. Por mais que a expressão gráfica em voga seja via digital, arquiteto ainda se expressa por uma lapiseira. Não precisa ser um artista, mas desenhar a mão deve fazer parte de sua rotina e conhecimento. E sim, pode ser aprendido. Com esforço e dedicação, tudo se aprende.    

Tudo bem, você leu toda a lista e não se apavorou? Ou se apavorou pouco? Quer realmente encarar o desafio? Prepare-se para noites mal dormidas, muito trabalho de formiguinha, muita crítica no seu caminho e na sua alma. Mas as recompensas podem ser maravilhosas. Veja em 10 razões para ser Arquiteto e entenda o porquê.

E boa sorte!

Gostou? Tem alguma sugestão? 

Comenta e conta para a gente a tua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários
0 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More