Devo fazer Arquitetura ou não?

Algumas vezes recebo perguntas de estudantes em dúvida sobre a sua vocação. Não é uma pergunta fácil de ser respondida. Primeiro porque sou apenas arquiteta e não profissional da área de aconselhamento vocacional. Segundo porque passei pelas mesmas dúvidas de muitos. Terceiro porque até hoje me questiono. E quarto porque dar pitacos na vida de alguém, sem conhecer essa pessoa a fundo e sem maiores detalhes é muito pretensioso. E perigoso.


Mas tem certas correspondências que não podem ficar sem resposta. Não importa o quanto custem para a gente. A pessoa está querendo uma voz de alguém que seguiu esse caminho. E daí...como faz ao ler a seguinte indagação? 
Olá, eu vi o seu post sobre por que fazer arquitetura, e você me ajudou bastante. Porém continuo com uma dúvida, e ficaria muito grata se você me ajudasse, eu já faço curso para o THE a 1 ano, e continuo achando que desenhar não é minha praia, sempre que saio da aula bate um depressão do tipo "o que eu to fazendo aqui? Esse desenho ta uma porcaria. Não quero mais arquitetura". Esses dias, por exemplo, tive que desenhar um corpo articulado, e os movimentos não estavam parecidos, o pessoal conseguiu terminar rapidinho e eu ainda to aqui pensando em como terminar aquilo. Enfim, queria a sua opinião, se mesmo com tudo isso eu devo seguir em frente e cursar arquitetura ou pensar em outra coisa. Obrigada, espero que leia e me responda
Pois é....Levei algum tempo para concatenar as ideias e poder dar alguma resposta que fosse ajudar. Não sei se consegui:

Leia também:

 
Não foi má vontade nem descuido, juro. É que realmente fiquei sem palavras para poder te dar um conselho. Veja bem, é difícil para qualquer pessoa dizer: faça isso ou faça aquilo. Ainda mais em decisões tão importantes como uma carreira.

O que eu posso te dizer é que na arquitetura não é preciso que sejas uma artista do desenho. Mas a representação gráfica é importante sim. O profissional arquiteto se expressa por ela. Assim sendo, o desenho a mão vai te acompanhar, pelo menos pelo período da graduação. Ah, mas tem os CADs e computação gráfica. Tem sim e podes suprir alguma lacuna de expressão, se aprenderes a te explanar por eles. Também já conheci alguns arquitetos que não sabiam desenhar, não gostavam de projetar e continuavam arquitetos. Mas todos tinham achado algum outro caminho alternativo. Alguns eram excelentes negociantes e acabavam contratando outros arquitetos para trabalhar para eles, outros seguiam o caminho do magistério e se dedicavam à pesquisas teóricas. Conheci um bem famoso, que foi meu professor, que confessou ter projetado apenas uma ou duas casas pequenas e ter detestado.

Mas o que me fez ter um sinal vermelho na tua mensagem foi a frase: "o que eu to fazendo aqui? 


De duas uma: 
  • ou tu és muito perfeccionista (e isso é bom na profissão) e não te contentas com o não fazer perfeito. Mas tem um lado que é difícil na arquitetura: crítica. Saber lidar com elas que são constantes na faculdade e depois dela, é um dos imperativos da profissão.
  • Mas também podes realmente não gostar de desenhar. Pior: detestar. E aí seguir uma profissão que se expressa no desenho pode ser uma tortura.

E isso só tu podes responder. Não sei se já viste um arquiteto trabalhando. Te aconselho a procurar alguém na tua cidade, explicar o que acontece e pedir para ver como funciona a rotina de trabalho. Se for impossível, veja se consegue se imaginar usando um CAD, um Sketchup (eu uso esse). Baixa (tem um que é grátis) e brinca com ele. Veja se consegue se sentir melhor. E lembra que o aprendizado é um processo. Ninguém nasce sabendo e cada um tem o seu ritmo. Se sentir prazer, se sentir que é instigante, segue em frente.

Não sei se consegui te responder. Espero que tenhas sucesso no teu caminho. Uma coisa posso te dizer com certeza, deves fazer algo que te faça feliz, algo que farias de graça. Esse é o segredo. 


Leia também: 
Gostou? Tem alguma sugestão? 

Comenta e conta para a gente a sua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros