Brainport, uma pesquisa para criar o bairro mais inteligente do mundo

Seres gregários que somos, viver em comunidades sempre foi nosso desafio de sobrevivência. Com o crescimento populacional, agravado com hábitos de consumo excessivo, as soluções para planejar cidades para as pessoas com respeito ao meio ambiente e às condições de vida mais saudáveis e energeticamente responsáveis tem sido tema de pesquisa em várias instituições de ensino superior. O Brainport, distrito inteligente, que vem sendo criado pelo UNStudio e pela Universidade de tecnologia de Eindhoven, na Holanda, é uma tentativa de resposta para isso.   

O Brainport Smart District será uma área residencial e de trabalho inteligente, onde o ambiente de desenvolvimento urbano é projetado em conjunto com novas tecnologias para transporte, saúde, geração e armazenamento de energia e construção circular. Os moradores também desempenham um papel importante no desenvolvimento de seu próprio ambiente de vida. 


Um local de experimentação que não seja focado pontualmente, mas que agregue soluções que possam trazer mais qualidade real de vida às pessoas em meio urbano, através de ações como: 

  • Apoio ao design e ao comportamento das pessoas, sabendo que dados levantados devem embasar soluções pró ativas e que a educação e conscientização torna cidadãos mais sustentáveis em suas ações.
  • Segurança incrementada por uma iluminação inteligente de Segurança.
  • Uso do conceito de de vida VIVALIB, que ajuda os idosos a permanecer o maior tempo possível em sua casa, usando recursos tecnológicos (domótica) aliado a uma plataforma de serviços. Veja aqui as melhores cidades para idosos no Brasil.
  • Uso de um aplicativo para qualidade do ar saudável nas residências que oriente e ajude nas escolhas sobre o clima interno, aumentando a autonomia das pessoas quanto ao seu uso.
  • Criação de espaços urbanos menos poluídos acusticamente pelo uso racional de materiais adequados.  

Um ambiente urbano experimental em constante evolução, com a participação dos habitantes, onde os dados colhidos tenham garantia de privacidade é a proposta real que está sendo implementada como um grande laboratório vivo na Holanda.

Se funcionará na prática é o que se pretende com a pesquisa. Se funcionar, será aplicável em escalas maiores. Iniciativas dessa ordem já aconteceram no mundo, com sucessos e fracassos.

A questão crucial é: precisamos mudar nossos rumos de civilização e convivência urbana? Como faremos isso?

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros