Sustentabilidade no Design de Interiores - Livro

Sustentabilidade no Design de Interiores
Fonte
Sempre tive um foco em compartilhar aqui no blog exemplos de projetos de arquitetura e interiores que tivessem uma pegada sustentável. Mas uma das minhas inquietações sempre foi mostrar que sustentabilidade tem muito de atitude e que necessita de muita pesquisa e conhecimento. Imaginem então minha alegria ao conhecer esse livro da arquiteta e designer Siân Moxon que trata justamente sobre a Sustentabilidade no Design de Interiores
Sustentabilidade no Design de Interiores
Siân Moxon tem vasta experiência acadêmica e prática na área e partiu para a elaboração desse compêndio sobre sustentabilidade exatamente pela falta de uma literatura a respeito que levasse os designers a ter um maior conhecimento sobre o tema e que lhes assegurasse escolhas projetuais mais embasadas.
Sustentabilidade no Design de Interiores
Fonte
O livro apresenta um estudo e amostra bem aprofundada, começando por contextualizar o problema e o papel do designer de interiores, sem esquecer de mostrar o que podemos resgatar da experiência histórica. No segundo capítulo, ela parte para mostrar quais as questões que o profissional deve fazer ao projetar e quais são os tipos de avaliação (verde) disponíveis. No terceiro capítulo vem a explicação de como selecionar os melhores sistemas, materiais e métodos construtivos para uma solução mais sustentável. No quarto capítulo, exemplos práticos de projetos de interiores que incorporaram a sustentabilidade, relatando como os projetistas chegaram às soluções. Além de um exemplo brasileiro, um que já tinha postado em 2010: Papercut : Design de moda e arquitetura    

Fui pesquisar mais sobre a autora e achei uma entrevista onde ela ressalta alguns tópicos com os quais concordo inteiramente:  
Lições válidas do passado envolvem o uso de materiais locais e fornecedores, incorporando design passivo (manipular o layout de um edifício para obter a quantidade máxima de energia a partir do seu local de sol, verão, vento, etc.) e utilização de materiais naturais, quando possível. Novas tecnologias disponíveis ao designer de hoje incluem iluminação energeticamente eficiente LED, materiais econômicos e pintura termicamente isolante desenvolvido usando nanotecnologia. Siân Moxon (fonte)
Sustentabilidade no Design de Interiores

Sobre os cuidados com os falsos verdes, o chamado "greenwashing" no mercado, Siân Moxon disse o seguinte: 
É verdade que alguns fabricantes estão ansiosos para promover seus produtos como "verdes", com demasiada frequência, destacando os impactos positivos e passando por cima dos negativos. A melhor tática para os designers é aprender a identificar opções genuinamente verdes, considerando os prós e contras de um produto. Por exemplo, o bambu que tem um rápido crescimento é um recurso renovável, mas tem alta energia incorporada quando transportada para longe de sua origem na Ásia.No Jestico + Whiles, temos desenvolvido uma matriz de sustentabilidade, uma ferramenta de design que lista os potenciais recursos sustentáveis ​​ao lado de suas vantagens e desvantagens, para ajudar os designers a avaliar as credenciais ambientais dos produtos. (fonte)
Um estudo de folego e super necessário, feito por quem conhece o assunto.
 
Quer mais detalhes? Clique no link abaixo
Sustentabilidade no Design de Interiores


Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros