Casa Sustentável - entrevista


Esses dias dei uma entrevista para uma jornalista sobre sustentabilidade. Aqui o teor da entrevista e abaixo as imagens da revista Pense Imóveis que é, segundo a jornalista,  lançamento editorial do Grupo RBS e circula em todo o Rio Grande do Sul com 20 mil exemplares.

- O que mudou nos últimos tempos para que esse tipo de demanda tenha surgido?
A grande mudança foi na consciência do consumidor.  Hoje já existe uma parcela considerável de clientes (em geral mais jovens) que se preocupam com o meio ambiente e pedem soluções mais ecológicas. Diria que em uma década mais ou menos passamos de fomentadores, nós arquitetos que propúnhamos e ainda encontrávamos barreiras de aceitação, para buscadores para pessoas que já vem com essa ideia na cabeça. 

- Grandes empreendimentos já estão “pensando verde”?
Sim, cada vez mais  grandes empreendimentos e empresas estão buscando certificações e soluções mais ecologicamente alinhadas com a nova mentalidade do consumidor e de uma sociedade que busca mais qualidade de vida. Acho que ainda resta separar o que é marketing verde do que é verdadeiramente solução. Pensar verde nem sempre é usar e abusar de tecnologia, as vezes boas soluções de projeto fazem um prédio mais econômico em termos ambientais.

- O uso de materiais ecologicamente corretos são considerados na hora da compra de um imóvel?
Sim, na medida em que são encontrados. Ainda existe uma carência de oferta e ainda se esbarra no preço mais elevado.  

- Quais são as alternativas ecológicas existentes?
Várias. Em primeiro lugar pensar em produtos locais. Não adianta importar um maravilhoso produto eco de bem longe, se o gasto energético em transporte supera o ganho. As alternativas ecológicas nunca são pontuais, elas são um conjunto de soluções que passam pelo projeto bem pensado e que evite retrabalho e desperdício de material. 

- O que se deve considerar na hora de construir, reformar ou decorar para gerar o mínimo impacto ambiental?
Pensar sempre com o tripé basico dos 3Rs - Redução, reúso, reciclagem. Vou colocar um link do meu blog onde está melhor explicado 

- Quem já têm uma residência, como pode se adaptar para ser mais ecologicamente correto?
 http://arquitetandoideias.blogspot.com/2009/10/mudando-sem-gastar-muito.html - vou dar um exemplo de uma reforma que fiz. Em vez de desmanchar e fazer tudo de novo, procurar aproveitar o existente (ou seja, redução de material novo e reúso do velho). Checar vazamentos, fazer um bom isolamento térmico que evite uso exagerado de condicionamento artificial, mudar para energia solar, mudar vasos sanitários que gastam muito por outros mais modernos, colocar arejadores em torneiras que ajudam a economizar água, ou seja, pequenas mudanças já ajudam bastante  

- Existe um imóvel 100% verde, que não agrida o ambiente?
Não. Toda construção nova é uma intervenção que gera gastos ao meio ambiente. O que se pode fazer é tentar minimiza-los ao máximo. O que é muito importante saber é que sustentabilidade não é moda, é atitude. (veja link aqui  http://arquitetandoideias.blogspot.com/2011/12/sustentabilidade-e-atitude.html)

- Quais são as novidades nesse mercado? Existem materiais inusitados utilizados?
Novidades existem várias e em todos os setores. Madeiras plásticas (  http://arquitetandoideias.blogspot.com/2011/11/garimpando-materiais-madeira-nao-casca.html) ou materiais que as imitam são uma alternativa bem bacana. Outros que gosto bastante sãos os que reciclam garrafas pet para telhas e os telhados e paredes verdes, que embelezam a ajudam a reduzir o calor interno nas residências.
 
- Já existem novas tecnologias para atender essa demanda?
Surgem todo dia novas tecnologias - principalmente no setor de energia (painéis fotovoltaicos, janelas que geram energia ( http://arquitetandoideias.blogspot.com/search/label/energia%20solar)

- Quais são os materiais alternativos mais procurados?

Os que imitam madeira, as madeiras de demolição, os materiais de demolição (janelas, portas, tijolos), bambu
 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros