Introduzindo conceitos "eco friendly" na decoração

É bem gratificante constatar que as demandas por ambientes que sejam "ecologicamente corretos" ou que não agridam à natureza vem crescendo entre os clientes. Há poucas décadas atrás muitos torciam o nariz ou chamavam o seu arquiteto de eco chato quando ofereciam as soluções mais ligadas ao ambientalismo

Hoje não. O cliente já vem com a ideia mais madura e está pedindo por soluções e produtos com essas características. Li esses dias em uma rede social que um dos setores que tem crescido no Brasil é justamente o da construção sustentável

Desde muito procuro manter este foco e aqui no blog se encontram várias postagens que falam sobre sustentabilidade e também sobre onde achar materiais que sejam eco friendly.

E agora estava pesquisando na web e achei um artigo bem interessante que resumia em poucas linhas o que seguir para introduzir conceitos "eco amigáveis" em sua decoração de interiores. Como o artigo está em inglês procurei fazer uma tradução rápida e que desse uma ideia sucinta do que ter em mente:

REUTILIZAÇÃO, RECICLAGEM E UPCYCLE

Uma das maneiras mais conhecidas de não desperdiçar é de alguma maneira reaproveitar. Seja em forma de reforma ou restauro de um móvel ou residência, seja na reutilização de materiais e na sua transformação em outros usos. 

Já mostrei aqui exemplos de reciclagem, reaproveitamento e remontagem nessa mapoteca. E dois exemplos de upcycling em vidros e tecidos. A diferença do upcycle para a reciclagem é que essa última usa energia para transformar algo velho em novo, enquanto o primeiro usa resíduos em fim da vida naquela função, agregando novos usos e valor. 

Usar material reciclado para fazer móveis, reaproveitar paletes, materiais como pneus ou usar antigas esquadrias. Ou seja: repensar, reusar e reinventar!

As possibilidades são muitas e cabe ao projetista e cliente garimparem soluções que atendam aos seus requisitos de estética e funcionalidade. 
Mesa madeira reciclada - decoração eco friendly
Fonte

USO DE MATERIAIS LOCAIS

Este é um ponto que sempre ressalto e acho super importante que fique bem claro. É sempre preferível escolher materiais, técnicas e mão de obra locais tanto para construção como para os interiores. Lembrem que o transporte de longas distâncias importa em um grande gasto de carbono. E além disso, e sempre super importante, a escolha pelo comércio local sempre favorece a economia da região, influenciando nos empregos e na sustentabilidade humana.


USO DE MATERIAIS NATURAIS, TECIDOS E FIBRAS

Aqui, além do conceito estético de ter a natureza real ao lado, há que se atentar para algumas questões: gasto energético na produção do similar sintético ou artificial e se o produto natural não vai incorrer em exaurir um bem natural. Assim se for escolher madeira, por exemplo, escolha alguma certificada. Sugiro a orientação de um profissional qualificado para não cair do conto do "greenwashing"( ou o popular comprar gato por lebre). Usar bambu, cânhamo e fibras pode ser uma escolha bem inteligente em algumas situações.

Tenha em mente as 6 questões que um consumidor consciente deve ter ao comprar um material na construção civil.

Balanço usando pneu reciclado

INSTALAR FONTES ENERGIA RENOVÁVEIS

Energia! Um dos pontos chaves em um bom design de interiores sustentável. Não adianta ter mobiliário em paletes e todo piso em madeira certificada, se a sua casa continua não utilizando maneiras de economizar e gerar mais energia e água. Mudar suas lâmpadas para as mais econômicas como as LEDs, usar redutores de vazão de água, sistemas de economia de água, aproveitamento da água da chuva e tratamento de esgoto. Isolamentos se viver em zonas mais frias e utilização de fontes de energia renováveis e mais sustentáveis.    
Energia fotovoltaica no jardim
Fonte

 Leia mais Eco dicas para renovar sua casa   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros