Energia Fotovoltaica - ferramentas para auxiliar a instalação

Usar os raios do sol para gerar energia de forma limpa já é uma realidade. Poder fazer com que o excesso da energia possa ser lançada à rede e gerar créditos para quem a gerou também. Já falei sobre como as usinas fotovoltaicas já são uma realidade no Brasil

Pois achei um site onde se explica o que é a eletricidade solar de maneira bem simples. Primeiro com um vídeo bem rápido que recomendo assistir      
 
Além de vários artigos e dados sobre como fazer um sistema fotovoltaico, linhas de financiamento, etc, gostei particularmente de duas ações do América do Sol:
 

O Simulador Solar
Entrei com os dados da minha casa e da conta de luz e ele gerou um número aproximado de sistema fotovoltaico (gerador de eletricidade solar) para o meu caso particular. Veja na tabelinha abaixo.

Sistema Fotovoltaico
Capacidade do seu sistema (Potência) 4,5 kWp
Área ocupada pelo seu sistema* de 30 a 37 m2
Inclinação aproximada dos modulos 31°
Radiação sobre os módulos 71.631 kWh
Rendimento anual 1.233 kWh/kWp
Emissões de CO2 evitadas 1.620 kg/a
*Considerando a utilização de módulos de silício policristalino


Como seria seu consumo elétrico anual
Consumo Total 7,63 MWh
Seu consumo da rede elétrica 2,08 MWh
Sua geração fotovoltaica 5,55 MWh 



Olha só o quanto poderia gerar de energia para o sistema! Achei uma maneira rápida de se visualizar a vantagem imediata.

E outra ferramenta de apoio bem legal é uma cartilha educativa
chamada de O Guia de Microgeradores fotovoltaicos que, segundo o site, "é indicado para aqueles que pensam em instalar pequenos geradores de energia elétrica a partir do sol mas não sabem por onde começar."

 Clique AQUI para abrir o guia.


Bacana, não é mesmo? Muita gente se interessa pelo tema, tem vontade de instalar ou pensar em instalar um sistema desses em suas casas ou empresas e nem sabem como. Talvez seja mais fácil do que se supõem se a informação de como fazer começar a ser mais e mais compartilhada. Outras ações importantes são mais linhas de financiamento, uma vantagem via poder público em incentivos fiscais, maior educação da mão de obra tanto dos especificadores, projetistas e principalmente instaladores.


Um campo de muito futuro, sem dúvida.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros