Dicas para economizar água

Economizar água é um comportamento básico. Me acostumei a fazer isso desde pequena em casa. Qualquer um com alguns neurônios e leituras sabia desde sempre que a água era um bem escasso e caro para ser limpo. Ponto. 

Falta de planejamento em prever as dificuldades futuras e os meios de os resolver antes de ser tarde, se chama ação proativa hoje em dia. E competência e bom senso desde sempre. Romanos já faziam isso com aquedutos. 

Enfim, já que se deixou chegar a um ponto emergencial é bom cada um pensar em como fazer para cooperar. Não com isso que esteja sugerindo que se passe a mão por cima das responsabilidades e das causas que levaram a esse estado de coisas. É bom ter sempre presente os problemas do presente e o que poderia ter sido feito para que eles não existissem ou fossem minimizados, para que os do futuro não nos peguem de calças curtas.

Uma primeira coisa é certa: absoluta e urgente conscientização de que água é um bem precioso. Portando deve ser tratada com respeito e parcimônia. Não poluir nascentes, não poluir de forma geral. Tratar a água, fazê-la novamente potável é muito caro. Não consigo admitir que alguém, minimamente inteligente use água tratada para lavar calçadas, por exemplo. Nem precisaria de lei. É obvio!

Mas existem outras dicas que podemos levar em conta em nossas casas:

1) Aproveitar a água da lavagem de roupa para limpeza dos pisos
2) Regar as plantas e grama à noite para evitar evaporção
3) Lavar o carro com balde e com pouca água (em tempos de escassez não lavar)
5)Lavagem dos pratos. Encha duas bacias: em uma ensaboe a louça e na outra enxague.
6)Use um copo de água para escovar os dentes ao invés de deixar a torneira ligada.

Além dessas dicas já falei aqui no blog de um sistema que economiza a água do banho e quais devem ser as prioridades de uma construção sustentável, entre elas a instalação de tubulações e equipamentos de baixo consumo para poupar água. Coletar e utilizar a água da chuva. Separação da água de pias e chuveiros e reutilização na irrigação de jardins. 

E sugiro que mesmo os que não estão em regiões com crise hídrica, parem e repensem os seus hábitos de consumo. Se já não o fizeram. 

E você, o que faz em sua casa? Tem alguma dica de como economizar água e quer repartir com a gente?

Imagem: Pinterest
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros