Ensinando as crianças a pensar como arquitetos

"O design é a tomada de decisões e a resolução de problemas, e essas duas coisas são muito relevantes para a vida cotidiana".Edith Tse
Sempre defendi a ideia de que o estudo do espaço devesse fazer parte da grade básica de ensino desde a infância. Mais do que fazer as maquetes de casas e ruas, o aprender como se tomam as decisões que formarão os lugares onde vivemos. Utopia? Várias pessoas acreditam que não. E estão agindo. Veja como. 



Uma das iniciativas que achei muito interessante é da Avoid Obvious Architects. Eles mantem uma iniciativa que ensina Design e Arquitetura para crianças através do projeto "Architecture for Children".

E não são ensinos apenas teóricos. As crianças se debruçam sobre problemas reais e tentam resolve-los, aprimorando a sua capacidade de entender o espaço e como ele funciona na prática. Leia mais sobre esta iniciativa AQUI.



Outra iniciativa para ensinar a criança a entender o mundo que se descortina aos seus olhos quando abre a porta da casa é a continuação da série Casa Cadabra

Já tinha contribuído via financiamento coletivo para o primeiro livro, que falava sobre as casas. E contribuí para o segundo que trata de cidades para brincar.
Através de uma divertida viagem por dez locais espalhados pelo mundo, as autoras mostram conceitos de urbanismo de maneira lúdica e amigável.
Alguém falou em livro para criança? De todas as idades, com certeza! E uma excelente dica para brincadeiras em sala de aula e com os filhos e netos.
A minha contribuição me deu direito a ter um nome no livro, junto com várias outras pessoas que acreditaram na ideia. Como a leitura, o descobrir, o incentivar sempre foram legados de meu pai, que sempre foi um grande construtor de sonhos, nada mais justo que fosse dele o nome que consta no livro.

Gostaria de saber sua opinião sobre este e outros projetos do blog: sinta-se a vontade para comentar.

Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros