Pular para o conteúdo principal

Saudosas memórias - arquitetando lembranças

Saudosa velha lembrança de tempos imemoriais. Restos de horas perdidas na memória dos momentos que marcaram. E por isso mesmo ficaram.

Sons de uma rua que tinha leiteiro e convidava à brincadeira. Cores de árvores que mudavam a cada estação. Uma grama que secava com a saudade de uma chuva que custava a chegar. E quando vinha era acompanhada de gritos e saudações como se fosse aquele amor querido entrando no jardim.

Perdi a referência - se alguém souber a autoria por favor me diga
Essas lembranças nos embalam e a medida que os anos passam, e as rugas aparecem, mais a recordação de momentos preciosos se faz presente. (uma dica aos mais novinhos: façam um repositório deles, os mais que puderem, é a riqueza com que irão contar para reabastecer quando a energia lhes faltar e a vida lhes apontar que o tempo está findando.

Talvez por isso gostemos de ter conosco, em nossas casas, um pouco dessas memórias em forma de móveis, de objetos e de doces lembranças.

Foto: Elenara Stein Leitão
Saudosa Amnésia
Paulo Leminski


Memória é coisa recente.
Até ontem, quem lembrava?
A coisa veio antes,
ou, antes, foi a palavra?
Ao perder a lembrança.
grande coisa não se perde.
Nuvens, são sempre brancas.
O mar? Continua verde.

Foto: Elenara Stein Leitão
Memória é coisa recente? Saudosa Amnésia já dizia o poeta.

As vezes, muitas delas, melhor esquecer que lembrar tempos tão mais vazios. Cada época com as suas referências. Cada pessoa com a sua colheita. Cada um de nós com as suas conclusões.
Fonte

Por mim ainda guardo em forma física muitas de minhas referências. Guardo fotos, guardo objetos. Aliás, dizem que uma das maiores perdas no Furacão Katrina nos EUA, pranteada por muitos, foram seus álbuns de fotos.

Parece inusitado em tempos de tanta exposição, em que as pessoas posam escondendo seus rostos de forma deliberada, que isso aconteça. Mas lembrem que para muitos, a memória do que se foi fenece muito rápido. Hoje não morremos, somos deletados. O luto tem dias contados. Sentir mais que o convencionado, pode ser chamado de patologia e curado com remédios.

Somos dopados, somos medicados, somos chamados de loucos se fugimos da curva. Não importa qual seja. 

Talvez explique tanta necessidade de sustentabilidade afetiva em forma de recordação. Humanos somos! Não máquinas!

Acordemos, pois!

Leia também:


Nos siga também nas redes sociais
Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest 
snapchat: arqsteinleitao  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Como utilizar cortinas na decoração

Hoje temos postagem de convidados. O Cesar Fernandes da Tibério Construtora
vai nos falar sobre como utilizar cortinas na decoração.


Cortinas são fundamentais para diversos ambientes do seu lar. Além de transmitir uma sensação de amplitude ajudam a controlar a entrada de luz. E ainda dão um up no visual de qualquer ambiente. A decoração com cortinas pode parecer óbvia, mas é uma das formas mais práticas de renovar um ambiente.
Tamanho Para causar uma sensação de amplitude invista nas cortinas que começam pelo menos 15 cm antes da borda da janela e vão até o chão. Na verdade o tamanho vai depender muito do ambiente. Há casos em que pode-se usar todo o vão da parede. A altura que ela fica do piso da sua casa pode ser de sua escolha mas como o objetivo é dar um ar de maior extensão para a parede, recomenda-se que fique junto ao piso. Leve em conta que há tecidos que podem encolher em lavagens. As vezes é melhor fazer um pouco maiores para que não fiquem pequenas na manutenção. 
CoresNão exis…

Espaço de marketing diferenciado usando contêiner

Um exemplo de como contêineres usados podem ser reaproveitados é o que vemos nesta proposta de construção modular da agência Work of Substance para a empresa Goodman, onde foram usados quatro módulos que formam seis espaços diferentes. 

Leia também : Conteiner - pense neles como solução


Interessante como conseguiram usar os conteineres de maneira aberta com grandes aberturas que unem o espaço interno com a natureza fora deles. 


Leia também: bar muito legal usando conteiner

Belos espaços de contemplação também são criados no andar superior. Com a vantagem da construção poder ser reutilizada em outros sítios, sem deixar maiores intervenções no local onde estava. 
Nos siga também nas redes sociais

TwitterFlipboardFacebookInstagramPinterest
snapchat: arqsteinleitao

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…