Blog da Arquiteta Elenara Stein Leitão que, desde 2004, fala sobre arquitetura, urbanismo, interiores e design abordando assuntos ligados à sustentabilidade e uma concepção de espaços que conciliem bom gosto, funcionalidade e aconchego com um toque humano.
Espaços escolares para novos tempos
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Como seriam espaços escolares para nossos novos tempos de tantas transformações? Sou do tempo das carteiras todas arrumadinhas e o professor - detentor de todo o conhecimento - lá no seu posto da frente. As vezes até com um tablado para a sua mesa. Mas e hoje? Com tanta conexão, com tanta informação, com alunos permanentemente conectados e muitas vezes conhecendo mais que seus mestres em algumas matérias...Fui pesquisar alguns espaços escolares mais modernos para ver se a arquitetura escola está também se modernizando.
Conectar personas con personas. Generar espacios para estimular y favorecer la conexión, intercambio y colaboración entre las personas [ofrecer espacios de transferencia de conocimiento, Impulsar comunidades de intercambio profesional].
Conectar pessoas com pessoas. Gerar espaços para fortalecer essa conexão, compartilhamento e colaboração entre as pessoas. Estas duas frases fixaram minha atenção em um texto que falava sobre a Arquitetura da Aprendizagem - dica do amigo José Antonio Klaes Roig, do excelente blog Educa Tube.
Espaços multifuncionais claros, com materiais acústicos e mobiliário colorido e que favorece o encontro é o que oferece a Vittra escola Brotorp em Estocolmo. deRosan Bosch Estúdio. O projeto é parte integrante dos métodos pedagógicos adotados na escola, onde os espaços de aprendizagem flexíveis mesclam locais para encontro e pequenos nichos para concentração e contemplação.
Uma sala de aula ao ar livre para o ensino de matérias ligadas à natureza. Outro exemplo parecido pode ser encontrado em uma pré escola que ensina a plantar os alimentos. Gosto desse tipo de proposta que une a chamada vida real com o ensino, tirando da escola a ideia de um local de teoria mais que de prática. O aprender em um local mais aberto e conectado com o verde e a vida me lembra as antigas praças onde os velhos mestres debatiam seus ensinamentos.
Um desafio da Architecture for Humanity para que profissionais projetassem uma "sala de aula do futuro" teve como um dos oito finalistas este projeto de Feilden Clegg Bradley Studios para Ruanda onde a "paisagem montanhosa torna difícil e caro criar e expandir as salas de aula locais". O conceito são espaços que possam ser reaproveitados para usos multiplos em um sistema de construção em encostas.
Proporcionar equipamentos e mobiliário não apenas para o aprendizado em sala de aula, mas também criar locais de imersão ou descanso para leitura, navegação ou simplesmente meditação.
Populações mais carentes necessitam não apenas espaços mais qualificados. Muitos precisam é de algum espaço onde aprender. Esta escola primária na Cidade do Cabo na Africa do Sul, a Vissershok Primary School é "uma escola rural dedicada aos filhos de trabalhadores rurais e comunidades carentes". Aproveitar contêineres fazendo com que estes tenham condições de salubridade para o ensino pode ser uma solução econômica e viável para áreas mais pobres.
Mobiliário. Uma simples mudança de concepção já permite que as aulas privilegiem debates entre pequenos grupos ao invés de uma aula simplesmente expositiva. Tive a oportunidade de estudar em uma escola secundária, projetada por Éolo Maia, que me proporcionou este tipo de experiência e realmente faz muita diferença. Uma escola para estimular a criatividade
Acústica, iluminação, materiais que não sejam tão duros, uma arquitetura que contemple as especificidades locais, tudo isso é ressaltado no vídeo abaixo, onde a Professora da Unicamp Doris Kowaltowski fala sobre Arquitetura Escolar na TV Univesp SD.
Arquitetura....sonho dourado de muitos jovens que sonham com um futuro glamouroso e cheio de notas na conta bancária. Mas será realmente assim? Veja algumas razões de porque NÃO fazer arquitetura. 1- Principal motivo: DINHEIRO. Para os que visam a recompensa financeira em primeiro lugar: Arquitetura não é uma mina de ouro. Esqueça os figurões que vê na mídia com escritórios em Miami e Paris. Eles são a minoria da minoria. A grande maioria dos colegas arquitetos está ralando em seus escritórios ou em escritórios alheios. E ainda faz bico no fim de semana. 2- Recompensa intelectual : Tudo bem, não vou ganhar rios de dinheiro, mas vou ser reconhecido como uma pessoa criativa e maravilhosa que vive para ajudar os outros. Sim! Ajudar os amigos, parentes e conhecidos dando palpites de como eles podem arrumar suas casas e espaços. Palpite não é projeto , lembre. Sem contar que fica horas pesquisando para achar soluções interessantes e vem alguém e copia. E leva as glórias. 3- Saúde
O artesanato de macramê parece ter voltado às tendências de artesanatos, em especial nos esforços das pessoas de usar as mãos e aprender algo, ao mesmo tempo produtivo e relaxante, durante os tempos de pandemia. A tecelagem manual com o uso de nós pode ser usada em variadas formas: aqui vou mostrar várias sugestões do seu uso em enfeites natalinos. OBS: São imagens de inspiração. Não vendo e não tenho tutoriais de como fazer. São exemplos interessantes de árvores, enfeites de mesa, suportes para bolas, adornos para presentes e até mesmo um presépio! Árvore de Natal em Macramê - passo a passo
Tinha uns doze anos e estudava em um colégio público em Brasília. Era o começo dos anos 70. Recém chegada ao planalto central eu descobria um Brasil novo e fascinante, às vezes cruel, como as brincadeiras e risadas ao meu sotaque sulino mostravam. Havia a oferta de oficinas de várias especialidades e escolhi a que me pareceu mais instigante: marcenaria. Minha grande decepção. Não pude fazer por ser específica de meninos. Meninas tinham que fazer ou canto coral ou culinária. Lá foi a adolescente Elenara para o canto. Não deu certo. Não era minha vocação. Acabei na cozinha como convinha às menininhas que deviam ter quartinhos rosas e sonhar com príncipes encantados. O que também não era o meu caso. Mas a marcenaria foi um sonho que ficou para trás. Hoje me realizo fazendo projetos para que outros profissionais os executem. Mas ainda me encanto quando as visito. A poeira, a madeira bruta sendo trabalhada. Os encaixes. As peças planas que se transformam em tanta coisa bonita, útil. A ma
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