Pular para o conteúdo principal

Atividade física, onde nas cidades?

06 de abril é o dia Mundial da Atividade Física. Tenho algumas décadas de vida e não me lembro de tamanha promoção do bem estar físico, especialmente da movimentação. O corpo passou a ser um foco de nossas preocupações diárias. Mas mais que a perfeição ou o ideal de beleza da moda, a atividade física é fundamental na nossa saúde. Não é debalde a preocupação dos governos e empresas com ele. Afinal prevenir é muito mais barato que remediar. Já aprendi em palestras que um gordinho que se mexe será provavelmente mais saudável que um magro sedentário.


Com tanta preocupação não é de admirar a oferta de academias em nossas cidades. Mesmo a venda de aparelhos para usarmos nos edifícios ou em nossas casas aumentaram nos últimos anos. Mas....fico pensando se a oferta de áreas e parques públicos onde possamos nos exercitar sem gastar seriam em número suficiente. Pelo menos para a maioria da população urbana. Geralmente as maiores e mais bem equipadas área públicas são localizadas em áreas centrais e/ou mais nobres das cidades. Áreas onde os moradores detém um maior poder aquisitivo e teoricamente poderiam pagar por exercícios em locais especializados.

Academias grátis ao ar livre se tornam mais comuns em áreas públicas
Mas...e as pessoas que vivem em áreas mais distantes e/ou mais carentes de infra estrutura? Nossas cidades estão oferecendo locais onde essas populações possam se movimentar de forma mais constante e mais econômica? Perto de suas casas? 

Aqui na minha cidade fiz uma rápida pesquisa e achei poucas áreas de parques localizadas em um bairros periféricos. E a oferta de equipamentos nessas é menor do que nos demais parques centrais.  As mais bem equipadas estão em áreas mais centrais ou consideradas mais nobres: Redenção, Parcão, Marinha do Brasil, Germânia. O Parque Chico Mendes localizado em área mais periférica, embora mais moderna, é mais carente em termos de infra estrutura para esportes. 

Prover nossas cidades de equipamentos urbanos e ruas que as capacitem para serem locais onde a maioria da população possa se exercitar de forma constante, segura e prazerosa parece ser uma prioridade a ser alcançada pelas administrações. Talvez como conclui um estudo sobre o tema na cidade "falte aos arquitetos e administradores municipais uma visão mais moderna do lazer ativo" sendo necessário um maior debate e a construção de indicadores esportivos para a construção de novos parques que sejam mais adequados às necessidades de atividade física da população.

Dia mundial da Atividade Física
Vamos praticar um esporte?
     

Comentários

  1. Oi Elenara, ótimo o seu post. A preocupação com a atividade física está aumentando e a conscientização também, apesar de ainda ter pouca campanha a respeito. Eu adoro as "academias da terceira idade que tem nas praças aqui no Rio" eu mesma muitas vezes me exercitolá enquanto a Sofia brinca no parquinho, anda de patins, de bicleta, etc. Eu sinceramente não sei como é a situação nos bairros periféricos do Rio, mas na Zona Sul tem muita opção de praças com esses equipamentos.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Chris!
    Aqui também os equipamentos urbanos tem sido inaugurados, mas quase sempre nas zonas mais centrais. O que já é muito bom, mas torço para que essa oferta aumente nos bairros mais periféricos e consigam atender a maioria da população.
    Adorei o comentário.
    Beijos
    Elenara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Como utilizar cortinas na decoração

Hoje temos postagem de convidados. O Cesar Fernandes da Tibério Construtora
vai nos falar sobre como utilizar cortinas na decoração.


Cortinas são fundamentais para diversos ambientes do seu lar. Além de transmitir uma sensação de amplitude ajudam a controlar a entrada de luz. E ainda dão um up no visual de qualquer ambiente. A decoração com cortinas pode parecer óbvia, mas é uma das formas mais práticas de renovar um ambiente.
Tamanho Para causar uma sensação de amplitude invista nas cortinas que começam pelo menos 15 cm antes da borda da janela e vão até o chão. Na verdade o tamanho vai depender muito do ambiente. Há casos em que pode-se usar todo o vão da parede. A altura que ela fica do piso da sua casa pode ser de sua escolha mas como o objetivo é dar um ar de maior extensão para a parede, recomenda-se que fique junto ao piso. Leve em conta que há tecidos que podem encolher em lavagens. As vezes é melhor fazer um pouco maiores para que não fiquem pequenas na manutenção. 
CoresNão exis…

Espaço de marketing diferenciado usando contêiner

Um exemplo de como contêineres usados podem ser reaproveitados é o que vemos nesta proposta de construção modular da agência Work of Substance para a empresa Goodman, onde foram usados quatro módulos que formam seis espaços diferentes. 

Leia também : Conteiner - pense neles como solução


Interessante como conseguiram usar os conteineres de maneira aberta com grandes aberturas que unem o espaço interno com a natureza fora deles. 


Leia também: bar muito legal usando conteiner

Belos espaços de contemplação também são criados no andar superior. Com a vantagem da construção poder ser reutilizada em outros sítios, sem deixar maiores intervenções no local onde estava. 
Nos siga também nas redes sociais

TwitterFlipboardFacebookInstagramPinterest
snapchat: arqsteinleitao

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…