Atividade física, onde nas cidades?

06 de abril é o dia Mundial da Atividade Física. Tenho algumas décadas de vida e não me lembro de tamanha promoção do bem estar físico, especialmente da movimentação. O corpo passou a ser um foco de nossas preocupações diárias. Mas mais que a perfeição ou o ideal de beleza da moda, a atividade física é fundamental na nossa saúde. Não é debalde a preocupação dos governos e empresas com ele. Afinal prevenir é muito mais barato que remediar. Já aprendi em palestras que um gordinho que se mexe será provavelmente mais saudável que um magro sedentário.


Com tanta preocupação não é de admirar a oferta de academias em nossas cidades. Mesmo a venda de aparelhos para usarmos nos edifícios ou em nossas casas aumentaram nos últimos anos. Mas....fico pensando se a oferta de áreas e parques públicos onde possamos nos exercitar sem gastar seriam em número suficiente. Pelo menos para a maioria da população urbana. Geralmente as maiores e mais bem equipadas área públicas são localizadas em áreas centrais e/ou mais nobres das cidades. Áreas onde os moradores detém um maior poder aquisitivo e teoricamente poderiam pagar por exercícios em locais especializados.

Academias grátis ao ar livre se tornam mais comuns em áreas públicas
Mas...e as pessoas que vivem em áreas mais distantes e/ou mais carentes de infra estrutura? Nossas cidades estão oferecendo locais onde essas populações possam se movimentar de forma mais constante e mais econômica? Perto de suas casas? 

Aqui na minha cidade fiz uma rápida pesquisa e achei poucas áreas de parques localizadas em um bairros periféricos. E a oferta de equipamentos nessas é menor do que nos demais parques centrais.  As mais bem equipadas estão em áreas mais centrais ou consideradas mais nobres: Redenção, Parcão, Marinha do Brasil, Germânia. O Parque Chico Mendes localizado em área mais periférica, embora mais moderna, é mais carente em termos de infra estrutura para esportes. 

Prover nossas cidades de equipamentos urbanos e ruas que as capacitem para serem locais onde a maioria da população possa se exercitar de forma constante, segura e prazerosa parece ser uma prioridade a ser alcançada pelas administrações. Talvez como conclui um estudo sobre o tema na cidade "falte aos arquitetos e administradores municipais uma visão mais moderna do lazer ativo" sendo necessário um maior debate e a construção de indicadores esportivos para a construção de novos parques que sejam mais adequados às necessidades de atividade física da população.

Dia mundial da Atividade Física
Vamos praticar um esporte?
     

Comentários

  1. Oi Elenara, ótimo o seu post. A preocupação com a atividade física está aumentando e a conscientização também, apesar de ainda ter pouca campanha a respeito. Eu adoro as "academias da terceira idade que tem nas praças aqui no Rio" eu mesma muitas vezes me exercitolá enquanto a Sofia brinca no parquinho, anda de patins, de bicleta, etc. Eu sinceramente não sei como é a situação nos bairros periféricos do Rio, mas na Zona Sul tem muita opção de praças com esses equipamentos.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Chris!
    Aqui também os equipamentos urbanos tem sido inaugurados, mas quase sempre nas zonas mais centrais. O que já é muito bom, mas torço para que essa oferta aumente nos bairros mais periféricos e consigam atender a maioria da população.
    Adorei o comentário.
    Beijos
    Elenara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros