Arquitetura comprometida e solidária - veja exemplos

"Solidariedade e Cooperação são as palavras chaves para ajudar o mundo a ter um futuro melhor. No nosso Post de hoje contamos a história de 10 pessoas que estão ajudando algumas comunidades pelo mundo a ter uma vida um pouco mais digna. Quer conhecer essas histórias? E que tal passar adiante esses exemplos para seus leitores também?"

Um convite imperdível feito pela Ana Camila não é verdade? Eu acredito firmemente na atuação da Arquitetura como ferramenta para impulsionar transformações no mundo. E fui lá conferir a postagem sobre Arquitetura solidária: construindo um mundo melhor e vi projetos maravilhosos! 

Um orfanato para crianças desfavorecidas no Quênia, projeto do Orkistudio
O superadobe, sistema construtivo criado por Nader Khalili, que é super barato e indicado para regiões com abalos sísmicos. 
Um edifício multidisciplinar no Quênia que serve de escola, local para reuniões e recolhe a água da chuva para um poço. Projeto de  Greg Elsner
Escolas móveis na Birmânia. Projeto de Amadeo Benetta e Dan La Rossa
Uma comunidade de mini casas para pessoas sem teto. Um projeto que leva o nome de Quixote Village
Casas de areia na África do Sul (Leia AQUI uma postagem sobre um projeto premiado que utiliza essa tecnologia na África do Sul)
A cooperativa 1 Week 1 Project fez a proposta da reutilização de estádios de futebol da copa no Brasil para habitações populares. Uma ideia por enquanto, mas que pode ser uma saída interessante para espaços subutilizados. Leia AQUI um projeto que foi feito na Africa do Sul de centros de treinamento para jovens do continente.
Uma ponte que é ao mesmo tempo um centro de educação na China. Projeto de Li Xiaodong.
Um convento de bambu, um material versátil e barato. Projeto de Enrique Mora no Equador
Casas de papelão de Shigeru Ban
Um banco para quem não tem teto

Bacana não é verdade? E o mais bacana é que são apenas alguns exemplos de uma atuação de solidariedade e comprometimento dos arquitetos com problemas sociais e com um mundo mais sustentável e voltado às necessidades humanas. Vai lá ver a matéria inteira no Habitissimo

Quer mais exemplos? Veja AQUI
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros