Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2014/07/05

Futebol para a esperança

Em plena Copa do Mundo a gente se encanta com o espetáculo do futebol, seleções com jogadores que são a nata do esporte e que valem milhões em qualquer moeda forte do planeta jogando em arenas modernas e muito caras. Mas...o futebol pode significar bem mais que isso. Pode significar esperança.

É o que nos mostra esse projeto desse centro de futebol Besongabang para o Hope Centre inaugurado em março de 2014 em Camarões, com projeto de Nathan Jones 
 
Missão:
Para usar o futebol como uma ferramenta para promover a cooperação, a união, a paz, a responsabilidade e a tolerância entre os jovens.


Como? Esse Centro de acolhimento trabalha com crianças em estado de vulnerabilidade e através do futebol promove conscientização sobre doenças, oportuniza educação e formação profissional para os jovens. 

O espaço foi pensado como um forma de promover o encontro e para isso usa elementos familiares da cultura do país. É uma maneira de propiciar o pertencimento ao lugar e fazer com que as pessoas se sintam em casa nele. Em razão do clima do país, o costume é usar grandes varandas e locais onde os encontros possam ocorrer em ambientes abertos. As portas das salas abrem para o grande espaço de fórum ressaltando a transparência das relações. 
Além disso foram pensados recursos sustentáveis como uso de materiais naturais, bio-mimetismo, baixo consumo, fácil adaptação e durabilidade. Os materiais fundamentais são madeira e concreto. Painéis fotovoltaicos podem suprir a energia necessária, mas ele foi projetado para funcionar boa parte do dia sem necessidade de energia. 
Algumas limitações também nortearam o projeto: atividade sísmica do local, clima de floresta e orçamento limitado. 

Sobre a campanha Futebol para esperança 

"20 Centros para 2010" é a campanha oficial da 2010 FIFA World Cup South Africa . Seu objetivo é levantar fundos para criar vinte Centros Football for Hope para a saúde pública, educação e futebol em toda a África. Os centros vão enfrentar desafios sociais locais em zonas desfavorecidas e melhorar os serviços de educação e saúde para os jovens.


Pelo visto um legado da Copa de 2010 que ainda rende frutos. 
Veja outro projeto de Architecture for humanityFonte

Comentários
0 Comentários

0 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More