4 de nov de 2013

Boa Arquitetura : simples, barata e bonita

Um projeto lindo uniu estudantes noruegueses de arquitetura, arquitetos e professores em um workshop na Tailândia. Dessa iniciativa surgiram um banheiro e uma biblioteca para um orfanato. 
Uma estrutura simples que abriga todas as funções necessárias e que respeita as tradições culturais locais.
O clima local foi um dos condicionantes, já que é uma região muito chuvosa e isso teve que ser levado em consideração na drenagem e no sistema de esgoto. Procurou-se materiais que garantissem arejamento, fácil limpeza e secagem rápida e que garantissem uma higiene e salubridade para as crianças.
O resultado foi esse prédio enxuto, funcional e simples de ser construído. Adaptado à cultura local que não exige áreas fechadas para o banho. 

Usa bambu para garantir uma ampla ventilação na área coberto que forma um corredor de circulação.
Uma vez um professor me disse: Boa arquitetura não é necessariamente a que faz palácios com altas verbas. Essa pode ser simbólica e se perpetuar no tempo. Mas boa arquitetura de verdade é a que faz um projeto barato e funcional. E faz isso de forma bonita.







Fonte e projeto : Tyin Architects


Abaixo imagens da biblioteca que segue a mesma concepção.

Uso do bambu e madeira local garantem facilidade e pouco custo de construção. A mão de obra também é local, e nas fotos pode-se ver os próprios estudantes participando do esforço de construção.
O resultado: um espaço rico e funcional para as crianças poderem ler, usar o computador e brincar.