Boa Arquitetura : simples, barata e bonita

Um projeto lindo uniu estudantes noruegueses de arquitetura, arquitetos e professores em um workshop na Tailândia. Dessa iniciativa surgiram um banheiro e uma biblioteca para um orfanato. 
Uma estrutura simples que abriga todas as funções necessárias e que respeita as tradições culturais locais.
O clima local foi um dos condicionantes, já que é uma região muito chuvosa e isso teve que ser levado em consideração na drenagem e no sistema de esgoto. Procurou-se materiais que garantissem arejamento, fácil limpeza e secagem rápida e que garantissem uma higiene e salubridade para as crianças.
O resultado foi esse prédio enxuto, funcional e simples de ser construído. Adaptado à cultura local que não exige áreas fechadas para o banho. 

Usa bambu para garantir uma ampla ventilação na área coberto que forma um corredor de circulação.
Uma vez um professor me disse: Boa arquitetura não é necessariamente a que faz palácios com altas verbas. Essa pode ser simbólica e se perpetuar no tempo. Mas boa arquitetura de verdade é a que faz um projeto barato e funcional. E faz isso de forma bonita.







Fonte e projeto : Tyin Architects


Abaixo imagens da biblioteca que segue a mesma concepção.

Uso do bambu e madeira local garantem facilidade e pouco custo de construção. A mão de obra também é local, e nas fotos pode-se ver os próprios estudantes participando do esforço de construção.
O resultado: um espaço rico e funcional para as crianças poderem ler, usar o computador e brincar.


Comentários

  1. Eu quis adotar esta configuração dos bambus como barreira contra os raios solares nas paredes e janelas, principalmente a tarde. Mudei de endereço antes, mas na próxima casa pretendo adotar. É um elemento naturai que não irradia o calor para dentro do ambiente. Adorei a matéria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros