Pular para o conteúdo principal

Vovó gosta de gentileza

 Recebo vários comentários no blog. Nem todos consigo responder, mas todos me trazem prazer e alguns um aprendizado. Uns elogiam, outros fazem ressalvas, alguns contam histórias e outros trazem conselhos como esse daí de baixo.

"O Vó Elenara que porcaria a vovó colocou ai para preencher as paredes em cortes! A senhora já esta ficando velha caquética vovó! Acho que a senhora não tem muito tempo ainda para poder estudar mais sobre o SketchUp, mas vou ajudar a idosa quero dizer senhora! Usa esse plugin vovó: SectionCutFace!"

A porcaria em questão era uma postagem que fiz AQUI no blog ressaltando uma dica do Official SketchUp Blog   de como preencher paredes em um programa CAD. Eu uso o plugin sugerido pelo "netinho" faz anos e adoro quando recebo novidades. Mas gosto muito mais da gentileza. E talvez aí eu realmente seja uma velha caquética em teimar acreditar que a boa educação move montanhas. Vejo alguns jovens hoje (em idade, mas não em coração) usarem e abusarem da tecnologia, mas serem ultrapassados em humanidade. Os valores de individualismo e soberania da juventude per si são out. Tendência mais que atual é saber usar essa tecnologia em prol do bem comum. In é deixar o smartphone de lado e ouvir alguém. É dar um tempo para seu avô, sua avó, a pessoa que passa ao seu lado. Eu também gostaria de ajudar quem me deu esse conselho com a maneira que sabe: olhe no espelho. Está vendo essa cara bonita, sem rugas? Vai passar. Esse corpo sarado? Vai passar. 

O que vai ficar é o que você fizer de você mesmo. #ficadica      

Comentários

  1. está uma onda de gelte mal educada nos blogs e facebook que eu vou te contar. insuportável! ontem, fizeram uma ofensa incrível contra a @margaretss, logo ela que é tão divertida e tão solícita. Beijooooo

    ResponderExcluir
  2. Reparei que as pessoas andam estressadas e mau humoradas. Pena delas, mas a vida é um Eco. E não ajuda nada, na vida prática, sair distribuindo ironias on. Não vi o que houve com a @margaretss, nada a ver não é mesmo ? Beijo

    ResponderExcluir
  3. Além da barriga tanquinho e a cara sem rugas, a versatilidade na absorção de novas tecnologias também passa... O jovem mal educado do comentário, se tiver a sorte de envelhecer, ainda vai morrer de inveja dos vovôs e vovós internautas de hoje!

    Fazíamos cálculos "na unha", literalmente na ponta do lápis. Vimos aparecer as primeiras calculadoras portáteis, elas evoluiram e nós precisamos aprender a programá-las. Migramos do vegetal e nankim para o desenho assistido por computador, e não apenas para uma versão mais nova do CAD, com mais uma ferramenta!

    Duvide-o-dó que esta geração mais nova tenha metade do jogo de cintura, ou da capacidade de adaptação que nos foi exigida, e sabe por que? Porque diferente deles nós fomos treinados desde cedo no sivirômetro, não bastava apelar pro Titio Google e obter infindáveis tutoriais sobre qualquer coisa, havia que descobrir, criar, inventar, fazer seu próprio caminho, e quem parava para respirar era atropelado...

    O tanquinho vai, a ruga vem, mas os recursos que amealhamos no percurso ficam. E entre eles, reputo como o mais valioso a sabedoria que pude absorver dos vovôs e vovós que convivi, cuja trajetória de vida passou por duas grandes guerras, e tiveram sua realidade transformada com o advento do rádio, e não apenas do celular.

    Para esta sabedoria o Google não disponibiliza tutorial nenhum.

    Um beijo do vovô,

    Oscar

    ResponderExcluir
  4. Não ligue Elenara.
    Você faz um trabalho incrível. Continue assim.
    A internet é uma porta para os xingamentos anônimos, isso já é rotina para quem meche com a web.
    Quem toma essas atitudes não pensa na pessoa do outro lado que lê a mensagem, ou quando o faz, acha que não irá se importar.
    Parabéns por ser a pessoa que é.
    Abraços carinhosos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós !

Postagens mais visitadas deste blog

13 ideias para quem ama gatos

Há pouco passou uma sexta feira. Era 13. Gosto das sextas feiras. Gosto do 13. Gosto dos gatos. Gosto dos gatos pretos, esses que tanto foram perseguidos como companheiros de bruxas.

Gatos são da casa -repetem como mantra os que não conhecem os gatos. Os gatos são deles mesmos. E de quem os conquistar. Ou de quem eles resolverem amar. 

Amor de gato é diferente do amor de cão. E não menos dramático. Gatos não toleram atrasos. Não aceitam menos que a nossa entrega. De preferência sem muito chamego, a não ser na hora que desejam. 

Gatos são hedonistas por natureza. Existem para viver com languidez e serem acariciados. Mimados. Paparicados. Gatos são aristocratas. Mesmo que revirem latas de lixo. 

Desconfiem da humildade felina. Ao primeiro toque de boa vida, se tornam preguiçosamente orgulhosos.   
“Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultu…

Ideias simples que ajudam muito

Muitas vezes a gente fica pensando em soluções mirabolantes para a casa da gente e esquece de ideias simples que ajudam bastante. Reuni algumas delas aqui

Uma gaveta bem colocada na lavanderia auxilia muito a tarefa de colocar as roupas na máquina.  Procure soluções que forneçam apoio para bacias, para cestos e simplifiquem sua vida nas tarefas de limpeza da casa. Aproveite espaços que ficariam sem uso. Essas práticas gavetas para guardar esponja e sabão são um exemplo.
Outra ideia de aproveitamento de espaço inútil. A área ao lado e na frente das cubas. Vejam que foi usado material impermeável e assim podem ser guardados os utensílios de lavar louça que são molhados. 
Usar porta toalhas em portas ajuda na organização.

Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar. Na hora de cozinhar é preciso achar com praticidade tudo o que se precisa. Uma boa solução é fazer um gavetão para esses utensílios e dispô-los em locais práticos e de fácil acesso.  Pratos podem ser colocados para sec…

Coifa, exaustor ou depurador? Saiba qual é a melhor opção para a sua cozinha.

Quem já não passou por isso: Você está cozinhando e quando nota tem fumaça por todo lado, muito calor, além do cheiro da comida se espalhando por outros cômodos da casa. Isso acontece principalmente quando fritamos algum alimento. Para evitar situações como essa, existem depuradores, exaustores e coifas. Mas você sabe o que cada um faz e qual o melhor para o seu tipo de cozinha?

Confira a diferença entre eles e veja o que melhor se adéqua a sua necessidade:

CoifaA coifa tem como função sugar o ar, filtrá-lo e expeli-lo para fora da cozinha por meio de tubos de saída que podem ser instalados no teto, em paredes ou em forros. Ela elimina não somente a gordura e outros odores do ambiente, mas também “renova o ar” da sua cozinha.
Dependendo de onde está localizado o fogão, você pode optar por coifas de parede ou em formato de ilha, que ficam no centro da cozinha. Atualmente, existem coifas para todos os gostos e com designs bem modernos que se adaptam a qualquer tipo de decoração.

Recomenda-…

Círculo da Vida - arquitetura viva

Imagine uma série de construções que sigam o ciclo da natureza de vida, que possam crescer, florescer e fenecer como qualquer organismo vivo. É a ideia por trás da Arquitetura Viva ou botânica construtiva como alguns chamam. Falei sobre este conceito em Arquitetura Orgânica.
E enquanto pesquisa o site dos arquitetos do Obvious Avoid (falei sobre eles na postagem sobre ensinar crianças a pensar como arquitetos) encontrei essa proposta do Círculo da Vida que eles mesmos descrevem como "uma coleção de construções sustentáveis ​​feitas para celebrar a arte, a natureza e a ciência. "
Através de um centro de aprendizado a ser feito em uma floresta mexicana, as pessoas poderiam participar e compreender a natureza em todos os seus processos, tanto de vida como de morte. E onde o local não será apresentando como uma proposta fechada, mas como um processo em crescimento natural.
Os sete passos do ciclo proposto são:
Encontrar e recolher árvores caídasConfeccionar produtos de madeiraUsar p…