Tornando nossas cidades mais verdes e sustentáveis

Há várias propostas de projetar e executar comunidades ditas sustentáveis como resposta às vidas cada dia mais caóticas de nossas cidades. Já mostrei aqui alguns exemplos delas. ( Veja AQUI um exemplo na Alemanha ). Mas se formos analisar o crescente processo de urbanização da humanidade me parece que urge encontrar soluções, mesmo que pontuais, para as nossas cidades existentes. Afinal, cidade boa queremos agora. E como como fazer das nossas, cidades saudáveis?
Nem sempre são precisas soluções grandiosas. Para retomar as cidades podemos  fomentar a participação popular em ações solidárias e projetadas por equipes multidisciplinares que gerem soluções baratas e que tenham o potencial de mudar as cidades. 

Alguns exemplos de mudanças em cidades existentes, alguns mais simples, outros mais ousados, podem ser vistos aqui: 

A vida não é estática, novos problemas exigem novas soluções, mas também podemos contar com novos conhecimentos. O urbanista de hoje tem que lidar com o inédito, e não existem soluções prontas. É preciso estar livre de preconceitos, considerar tudo com holisticidade, e manter uma postura de vanguarda, que é imprescindível para o urbanista. Temos que lidar com uma realidade inédita, cheia de problemas também inéditos. O que nunca foi feito não pode ter histórico de sucesso, portanto, antes de mais nada, é preciso crer no homem e na cidade, posto que a parte e o todo são indissociáveis.(Premissas do Urbanismo)
E abaixo um vídeo (que achei AQUI), que motivou essa postagem, com algumas pinceladas rápidas de como podemos intervir em nossas cidades para torna-las mais adequadas ao nosso bem estar, lembrando sempre que cidades sustentáveis precisam de cidadãos sustentáveis.


Nos siga também nas redes sociais
Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest 

snapchat: arqsteinleitao   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros