O que fazer em tempos de quarentena?


Vivemos em tempos de cuidados. A OMS declarou uma pandemia em função do COVID-19 (o chamado coronavirus). 
Uma pandemia (do grego παν [pan = tudo/ todo(s)] + δήμος [demos = povo]) é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o Planeta Terra. (Wikipédia).
A recomendação é que nos resguardemos de contatos sociais o máximo possível para evitar uma maior disseminação da doença e consequente acúmulo de pessoas nos sistemas de saúde.

Nossa parte, como cidadãos, é cuidar de nossa saúde para resguardar a saúde de todos. Os que amamos, os que conhecemos, os desconhecidos. Os que podem, devem evitar sair de casa. Por enquanto de forma espontânea. Os que não podem, devem se cuidar da melhor forma possível. Podemos flexibilizar horários de trabalhadores, fornecer meios de higiene e ajudar no que estiver ao nosso alcance.

E o que fazer em tempos de quarentena? 

Aprender coisas novas. Podemos fazer cursos online, ler livros, ouvir palestras no you tube. Quanto mais usarmos este tempo para nos enriquecer, mais teremos nos ajudado. E consequentemente, auxiliado à sociedade.
  • A UFRGS através do portal LÚMINA oferece cursos online gratuitos e com certificados que podem ser acessados AQUI.
  • A USP oferece também várias modalidades de cursos livres, eventos e aulas em várias áreas de conhecimento. Veja AQUI
Visitas virtuais. Vários museus e centros culturais oferecem exposições e tours pelas suas instalações e exposições.

Escrever. Há cursos online de escrita criativa que são ótimos.

Pode promover encontros virtuais. Conversar via chat com aqueles amigos e parentes que não pode visitar no momento e dizer o quanto são importantes.

Pesquisar sobre sua profissão. Seu hobby. 


O importante é compreender que vivemos um momento de reflexão em que venceremos se estivermos unidos na intenção e ação de pensar em todos. Checar as informações antes de repassar. Não tumultuar telefones de emergência ou de órgãos de apoio às equipes da saúde. Mentalizar muita energia boa para estas equipes que estão permanentemente preparadas para cuidar de todos.

Boa quarentena. Vamos sair dessa melhores! 

Gostou? Tem alguma sugestão?

Comenta e conta para a gente a tua opinião.
Nos siga também nas redes sociais

Twitter Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros