MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

O que fazer em tempos de quarentena?


Vivemos em tempos de cuidados. A OMS declarou uma pandemia em função do COVID-19 (o chamado coronavirus). 
Uma pandemia (do grego παν [pan = tudo/ todo(s)] + δήμος [demos = povo]) é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o Planeta Terra. (Wikipédia).
A recomendação é que nos resguardemos de contatos sociais o máximo possível para evitar uma maior disseminação da doença e consequente acúmulo de pessoas nos sistemas de saúde.

Nossa parte, como cidadãos, é cuidar de nossa saúde para resguardar a saúde de todos. Os que amamos, os que conhecemos, os desconhecidos. Os que podem, devem evitar sair de casa. Por enquanto de forma espontânea. Os que não podem, devem se cuidar da melhor forma possível. Podemos flexibilizar horários de trabalhadores, fornecer meios de higiene e ajudar no que estiver ao nosso alcance.

E o que fazer em tempos de quarentena? 

Aprender coisas novas. Podemos fazer cursos online, ler livros, ouvir palestras no you tube. Quanto mais usarmos este tempo para nos enriquecer, mais teremos nos ajudado. E consequentemente, auxiliado à sociedade.
  • A UFRGS através do portal LÚMINA oferece cursos online gratuitos e com certificados que podem ser acessados AQUI.
  • A USP oferece também várias modalidades de cursos livres, eventos e aulas em várias áreas de conhecimento. Veja AQUI
Visitas virtuais. Vários museus e centros culturais oferecem exposições e tours pelas suas instalações e exposições.

Escrever. Há cursos online de escrita criativa que são ótimos.

Pode promover encontros virtuais. Conversar via chat com aqueles amigos e parentes que não pode visitar no momento e dizer o quanto são importantes.

Pesquisar sobre sua profissão. Seu hobby. 


O importante é compreender que vivemos um momento de reflexão em que venceremos se estivermos unidos na intenção e ação de pensar em todos. Checar as informações antes de repassar. Não tumultuar telefones de emergência ou de órgãos de apoio às equipes da saúde. Mentalizar muita energia boa para estas equipes que estão permanentemente preparadas para cuidar de todos.

Boa quarentena. Vamos sair dessa melhores! 

Gostou? Tem alguma sugestão?

Comenta e conta para a gente a tua opinião.
Nos siga também nas redes sociais

Twitter Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros