Pular para o conteúdo principal

Organizando seu home office

O home office ou escritório em casa é o lugar onde se desenvolve ou não um trabalho remunerado ou voluntário dentro de nossas residências. Já falei de várias maneiras de ambientar esses home offices aqui. Outra função fundamental desses locais é de ser, normalmente, o coração de nossa contabilidade pessoal. É onde guardamos os ainda necessários papéis, notas, recibos que vão organizar nossas vidas funcionais. E haja espaço para eles. E mais ainda: haja organização para achar o que precisa ser achado, na hora que precisamos deles. Isso tem um nome: se chama Organização.   

 
Fonte
E um espaço organizado necessita alguns itens básicos: 
  • um bom lugar onde sentar com uma boa mesa e uma cadeira confortável.
  • Fonte
  • lugares para armazenar - e que possam ser separados por curto, médio e longo prazo. Ou seja, curto para as contas a pagar e tarefas a serem feitas logo. Médio para as que forem necessárias no prazo de um ano, por exemplo, as notas e recibos para a famigerada declaração de IR. E longo prazo as que possam ser requisitadas em cinco anos, digamos. Mesmo que a gente fotografe tudo e jogue fora os papéis, é preciso pensar em como guardar os arquivos de imagens. Vá por mim, processos na receita ou outro órgão público precisam de muita prova documental.

  • Luz. Luz e muita luz. Natural de preferência. E artificial porque muitas dessas tarefas serão feitas a noite. Nas horas de folga. 
  • Quadros de avisos para poder organizar visualmente as tarefas a serem feitas.
    Fonte

  • Pastas, caixas e maneiras de visualiza-las com facilidade. 
  • Um verde em forma de plantas também pode ajudar a tornar o ambiente mais agradável e bonito.

Fonte
  • Telefone e uma boa conexão com a internet. Hoje com wifi e wireless muita coisa se facilita, mas um telefone discado ainda ajuda e muito. Principalmente quando você fica plantado horas até conseguir falar com um ser humano. 
  • Um bloco e caneta a mãos para anotar.
  • Um lugar onde colocar sua moringa ou caneca de água - e pense em algo impermeável
  • Uma lixeira - grande
  • Um fragmentador de papel. Notas, recibos e outros documentos a serem descartados não devem se colocados no lixo sem passar por um processo de destruição dos dados que existem neles. Pode rasgar, mas tem vezes que pelo volume isso significa um longo trabalho. Queimar só se você tiver uma churrasqueira em casa. Nem pense em fazer isso na lixeira do escritório sob pena de criar um foco de incêndio.
    Fonte
    Outra dica interessante é usar muita cor para separar assuntos. As caixas/pastas podem ser coloridas. Ou se optarem por algo mais sóbrio, é interessante usar números para marcar a sua organização pessoal.
Fonte
O bacana é conferir uma personalidade toda sua ao seu ambiente de home office e fazer com que ele facilite a sua vida.

Comentários

  1. Olá,achamos o seu Blog muito interessante e gostaríamos de propor-lhe uma parceria.
    Somos uma empresa que produz e comercializa produtos sustentáveis como Fraldas Ecológicas e (em breve) Sabonetes naturais.
    Poderia nos informar seu e-mail ou outra forma de contato, para poder apresentar-lhe a nossa proposta e ver se está interessada?
    Contato: sac@biolinum.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Buhais Geology Park, inspiração em ouriços de 65 milhões de anos

O Buhais Geology Park é um local de magnífica importância pré-histórica e geológica, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Há evidências científicas de que foi um mar cerca de 65 milhões de anos atrás. Para expor as coleções de fósseis marinhos e outros objetos relevantes da eras da Pedra, Bronze e Ferro, o escritório Hopkins Architects projetou cinco interessantes espaços circulares, interconectados e que servem para acomodar não apenas as áreas de exposição, mas também várias instalações para visitantes, entre elas um teatro e um café. 


Segundo o site dos arquitetos, a inspiração para a forma dos espaços de exposição foram os ouriços fossilizados. Para não causar muitos danos ao meio ambiente, as edificações "foram projetados como estruturas de concreto pré-fabricado e apenas tocam levemente o solo em discos de fundação de concreto armado in-situ."



As estruturas de concreto são revestidas com painéis de aço coloridos para se adequarem à paisagem. Estes painéis, que dão a ap…

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…