Pular para o conteúdo principal

11 ideias para amantes de livros

Já disse e repito que nasci em um lar privilegiado. Meus pais eram leitores inveterados. Seus pais também tinham sido leitores e esse bom hábito meio que veio inculcado no DNA familiar. Os livros eram nossos companheiros nas mãos dos mais velhos, a gente brincava de ler como fizeram depois de mim as minhas sobrinhas e meu sobrinho.

Não apenas os livros eram presenteados nas datas festivas e fora delas, como o espaço de casa era repleto de armadilhas do bem, como definiu um colega arquiteto.

Lembrei muito disso ao ser convidada para escrever uma postagem no Blog Tabacaria (seção Ler para crescer). O que me marcou, o que me define como leitora, o que os livros me trazem e me acrescentam.

Diria que tenho com os livros uma relação de amor intenso. Gosto de entrar em livrarias e percorrer os caminhos das novidades. E também de descobrir aqueles livros que não fazem parte dos destaques. Gosto das livrarias reais e virtuais. Gosto de quem escreve. Bem. Tá, gosto de quem escreve de qualquer jeito, do modo que saí porque tem que sair mesmo. Com susto, com ardor, com erros e acertos. Mas amo quem domina o ritmo das palavras. Amo quem sabe contar uma história que me leva para dentro. Amo quem me tira dessa vida e me leva para outro universo, que não é mais apenas do autor e sim um híbrido porque feito também de minhas criações. Todo leitor é um coadjuvante do enredo.  

E essa paixão transcende o objeto livro. Passa também por objetos que os lembrem. Já falei aqui sobre 15 ideias de presentes para amantes de livros e agora acrescento mais 11. 

1- Capinha de celular - Os ebooks vieram para ficar, mas não desbancar os livros impressos. Até leio em tablets e leitores tipo Kindle, mas prefiro os de papel, sem dúvida! Mas como capinha do smartphone, achei um charme! Ia gostar também de ter a capa de meu livro favorito, só para variar...
 2- Relógio de livros. Juro que eu nunca tinha pensado nisso. Faria umas estruturas móveis que pudesse ir revezando os livros conforme fosse lendo. Uma composição instigante. Quais estariam no teu relógio???
 3- Amei!!! Casinha de passarinhos leitores!!!! 
 4- Roupa de cama com literatura: Confesso que não sei se dormiria direito. Fico pensando que as histórias iriam se misturar aos sonhos e acordaria cansada de tanto imaginar... 
5- Armadilhas do bem em bairros: uma ideia genial, usar caixas em forma de casinhas para troca de livros em bairros. Vamos??? 
Com o intuito de promover a alfabetização e o gosto pela leitura, Todd Bol criou em 2009 a ONG Little Free Library, que visa colocar pequenas caixas customizadas de troca de livros em bairros ao redor do mundo. (Fonte)
6- Estantes. Olha que ideia mais maluca! Mas como toda ideia maluca tem seu fundo de genialidade. Não acham?

7- Páginas pelos lençóis...aqui a coisa ficou séria. Já imagino poemas delirantes pela madrugada, tratados de filosofia, quimeras inenarráveis e toda espécie de parábolas que teimem em nos assombrar nas horas de insônia.    
8- Mesinha de cabeceira:  essa nem precisa de projetos, muitas das casas de amantes de livros as tem, até por falta de lugar onde colocar os livros. Bom uso para as velhas enciclopédias que perderam sua utilidade e valor depois da era Google.

Uma pausa para compartilhar momentos de leitura: quem nunca se sentiu morrer ao acabar um livro MUITO bom, desses que nos tomam de assalto e vivemos as histórias como nossas, ou como de seres amados. E de repente, um ponto final. Uma página em aberto. A gente busca, mas só encontra detalhes técnicos, bibliografia e outras cositas sem importância quando a gente queria mesmo era entrar para dentro e seguir vivendo aquela história até o fim dos tempos.... 

9 - Combo de decoração para leitores: 5 em 1 para amantes de livros. Que sugestão de presente!!! Tem vasinho, tem relógio, tem almofada, caneca e até porta copo!!! Amei de verdade! 

10- Prateleira escada: Que simpático! Não sei exatamente como usaria, mas anotei a ideia. Acho que rende frutos.

11- Porta trecos: Absolutamente genial!!! Uso minhas canecas aqui, mas também anotei a dica. Podem me dar de presente que vou amar!

Gostaram? Tem alguma outra ideia? Conta para a gente!


Fonte das imagens: Pinterest

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais 
Nos siga também nos outros canais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest 
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa Kiah, um santuário sustentável forte e positivo com home office

Uma herança que a pandemia de 2020 nos lega é uma maior consciência com os nossos espaços residenciais. Fomos obrigados a conviver full time em nossas casas, as usando como local de trabalho e não apenas como dormitórios. Isso fez com que o olhar se tornasse muito agudo para as necessidades e as deficiências a corrigir. Não a toa o boom de reformas e mudanças daqueles que podem se dar a este luxo no período após muitos meses isolados. Eu mesma tenho escrito menos no blog e isso é consequência direta de toda a gama de emoções que afloraram neste período onde portas se fecham e janelas se abrem .  Por isso achei interessante como assunto de volta, trazer esta casa australiana que contempla exatamente essa necessidade de focar em espaços de qualidade em uma casa de campo. Um casal, seus três gatos e a vontade de um "santuário forte e positivo" que incluiu, na reforma da residência, um dormitório que fosse mais que um local de dormir e um espaço para trabalhar com conforto e aleg

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de  Foster + Partners  foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia. Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito. Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado.  A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convi

Dicas para economizar na conta da luz

  Não bastasse os sustos do ano, os gastos do fim dele (ufa!) que não são apenas presentes, mas impostos, 13°, etc, etc, vamos ter também bandeira vermelha nas contas de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica já tomou essa decisão, que começa a vigorar no começo de dezembro.  O verão se aproxima com promessas de muito calor, estamos usando muitos aparelhos em casa para manter nossa rotina e trabalho seguindo. Então o que podemos fazer para economizar e não levar (tanto) susto na hora de pagar a conta?    Consciência Em primeiro lugar: consciência. Parece básico, mas não é. Sabe aquele ato automático de abrir a geladeira e ficar pensando no que vai comer? Ou beber? Não faça. Deixar acesas luzes em ambientes onde ninguém está. Apague. Lembro sempre do meu pai que nos incutiu essa cultura do não desperdício desde pequenos. Assimile e passe adiante. Splits e ar condicionado Este será um verão atípico porque muitas vezes teremos que abrir mão de ventilação mecânica em função da pandemi

Banheiros na China: um problema que o governo quer atacar

Acordo de manhã e faço algo quase automático. Vou ao banheiro. Ao dar descarga no vaso e usar a água que sai das torneiras para lavar o rosto e escovar os dentes, não lembro que este é um privilégio que 60% da população mundial não tem. Segundo dados da ONU  cerca de 4,5 bilhões de pessoas não tem o luxo de ter um banheiro em boas condições para usufruto. Foi criado inclusive um Dia Mundial dos Banheiros, em 19 de novembro, para marcar o alerta sobre o tema. Nem sempre lembramos disso. Nossas preocupações com banheiros são mais estéticas e nossos maiores problemas são com um maior ou menor tamanho dessas peças. Nos damos ao requinte de termos vários espaços sanitários em nossas casas. Mas e se não fosse assim? Lembro de minha mãe contando sobre as casinhas de sua infância, os locais que ficavam afastados das casas e onde as pessoas satisfaziam suas necessidades fisiológicas. Em muitos locais do planeta essa ainda é a realidade. Mesmo naquela que todas as previsões apontam como