Essências - o olhar de Juhani Pallasmaa na Arquitetura

É possível estudar e fazer arquitetura sem refletir sobre o mundo que nos cerca, nossa posição em relação à ele, nossas memórias e tentar traduzir tudo isso em formas que conciliem técnica e estética? Não creio e por isso a leitura de Essências, livro do arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa, me faz mergulhar em um mundo de conceitos que reconheço enquanto inquietações e buscas.  

Ler Juhani Pallasmaa é me reencontrar com a essência do que considero ArquiteturaElenara Leitão


O livro é relativamente pequeno, mas denso em suas abordagens da teoria que o arquiteto e professor vem desenvolvendo nos últimos anos. São quatro ensaios onde ele fala sobre variados temas: de " “Espaço, lugar, memória e imaginação” de 2007 à  “A arquitetura como experiência” já de 2017. O seu recado básico me parece ser o de que a essência da Arquitetura passa longe da separação entre estética e teoria, sendo esta última todo um repositório de "memórias e significados bioculturais secretos e pré-conscientes", segundo suas próprias palavras.

Nos nossos tempos de glorificação da autoria e da estética como fim é gratificante ler pensamentos como:

"Não vou lhes ensinar o que é a arquitetura - tentarei ensinar a cada um de vocês quem vocês são"  
"O primeiro requisito para o professor é inflamar a paixão do estudante pela arquitetura e lhe permitir vê-la junto com a vida...mais importante para um arquiteto que o talento de fantasiar espaços, é o dom de imaginar situações humanas". 
Uma recomendação de uma arquiteta com longos anos de experiência: leiam Pallasmaa. Se for estudante, para aprender a sentir a arquitetura em sua essência e olhar com outros olhos, os do sentido. Se for profissional, para nunca esquecer que a Arquitetura é feita para as pessoas. 

Saiba mais no link abaixo  


Essências Juhani Pallasmaa


"Arquitetura deve expressar o mundo, não o criador" - Juhani Pallasmaa




Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais 
arqsteinleitao

Comentários

  1. muito obrigada!!! estava querendo saber se valia comprar o livro.
    me senti encontrada pelas palavras dele..
    tao bom um escritor de arquitetura

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros