MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Espaços para a ociosidade criativa

Sto Ocio Bar
 A ideia que nós, ocidentais, temos de lazer é....muita atividade. Somos criados em um ritmo acelerado. Ficar parado é morrer. Aliás, como ouvi hoje em uma entrevista de Leandro Karnal, o único "suicídio" aceito é o de "morrer de trabalhar".  

Na arquitetura, desde a graduação, passamos por momentos extenuantes e não sabemos mais o que é dia e noite. Férias? Fim de semana? Muito poucas. É sempre uma corrida louca. E mesmo quando saímos estamos com a cabeça fervilhando de busca de informações. Quantos projetos começaram em guardanapos de bares da vida...

Mas...a criação necessita de uma "brancura" na cabeça. De momentos de puro relaxamento para que o cérebro possa processar o tanto de informação que recebe. Ou talvez para renderizar uma solução mais bonita. E quase todos sabem bem o tempo que leva para um render bom ficar pronto.

Então...vamos pensar em espaços agradáveis e em maneiras de usa-los para bem gozar a vida. E deixar o cérebro voar em busca de uma paz e harmonia que o façam voltar cheio de mais gás. 
Sofá Café - Projeto Super Limão Arquitetura
De cafés com ambientes aconchegantes à bibliotecas com cadeiras que convidam ao descanso e com uma vista relaxante.
Espaço do Ócio
E mesmo espaços de lazer mais virtual são importantes locais podemos relaxar de nossos pensamentos e preocupações.
Ócio em biblioteca de imagem
 E mesmo nas empresas e nos ambientes corporativos podemos ter espaços que levem ao encontro em forma de bate papos e que saiam da rotina diária. Todos eles descansam e revigoram as mentes das pessoas. E podem contar que fomentam a produtividade e criatividade.

Leia: Grupos criativos - equilíbrio entre a realidade e a inovação
Creator Space Tour
Eu, particularmente preciso da natureza e de locais onde possa contemplar e ler sem interrupções que não sejam o som de pássaros. Estar em contato com essa energia me revigora.
Foto pessoal
Não fazer absolutamente nada é a coisa mais difícil do mundo, a mais difícil e a mais intelectual. Oscar Wilde
Foto Pessoal
Sobre esse tema:

Arte é perder a cabeça
E do Papa do Ócio Criativo, uma entrevista sobre o Luxo dos tempos Modernos, o Tempo com Domenico de Masi 

Criatividade é essencial
Nos siga também nas redes sociais

snapchat: arqsteinleitao  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros