Reusando objetos na decoração

Sustentabilidade. Palavrinha que está na boca do povo e no sonho de muitos. Interessante analisar porque acabamos entrando nessa necessidade de salvar o meio ambiente. Em simples palavras porque ajudamos a acabar com ele. Ou quase. E nesse acabar entra o consumo excessivo, nossos hábitos confortáveis de vida, nossa mania de querer ter o último modelo disso ou daquilo, ou toda quinquilharia que pudermos importar (de preferência) lá bem de longe. Ao custo de muita energia....

E isso vem acontecendo em um período relativamente curto. Eu me lembro de quando o consumismo exacerbado não existia...e nem sou tão velha assim (ou pelo menos acho que não sou). 

Hoje estou meio incomodada com uma oferta de paletes por email. Novos e da Ásia. Fico pensando que o tal reúso possa estar sendo desvirtuado. Ao invés de reaproveitar (atitude reativa ao problema) estamos fazendo de conta que somos moderninhos e preocupados com o meio ambiente. Virou modinha mais que consciência? (Cá entre nós, já vi paletes em quarto de bebê...e não seria o material mais recomendável, não é verdade?)

Atitude mais correta é na verdade reduzir. Reduzir a necessidade de gastos, sejam de materiais ou energéticos. O reúso vem após, na intenção de não desperdiçar. 
A segunda prática do podium é o reúso. Obviamente, temos que valorizar muito mais o espaço já construído, reformar é sempre muitíssimo melhor que demolir. Aqui o arquiteto tem muitíssimo o que colaborar, desde o conceito e concepção do projeto. As edificações tem vida útil bem longa, e quanto maior esta for, mais sustentável será. Para promover o reúso, os espaços devem ser multiuso. Aqui temos que pensar muito além dos anseios apresentados pelo cliente...(Oscar Muller)
E aí sim, temos um belo campo para explorar objetos que seriam descartados. Os que ainda tem utilidade prática podem ser doados numa boa. Mas os que não tem, não precisam ir para o lixo. Dá para fazer uma releitura e eles podem ter uma nova vida com muitos efeitos interessantes. Vejam abaixo alguns exemplos.

Fonte
Panelas, tachos, elementos de cozinhas são objetos bem bacanas para novos usos. Podem ser usados como elementos quase dramáticos de marcação de entradas. Ou como luminárias, uso mais corriqueiro.   
Fonte
Cestos de basquete com um novo uso como luminária. Confesso que gostei. Me julguem, meus gostos andam mais ecléticos...
Fonte
Um ar todo coloquial foi realçado nessa loja gourmet com o uso dos tachos como luminárias e das caixinhas de ovos como revestimento de parede. 
Fonte
Esse exemplo dos raladores eu gosto demais, por isso estou reprisando aqui. 
Fonte
Os bules pendurados me dão uma sensação de Alice no País das Maravilhas. Para vocês não?
fonte
Latas velhas sempre me relembram uma certa sustentabilidade afetiva. E reaproveitar as embalagens da obra me parece uma atitude bacana.
Fonte


Fonte
Placas antigas são sempre cult. E grandes caldeirões me lembram magia. E magia é sempre fascinante.
Fonte

Leia também:


Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros