Papel e origami em belas formas inspiram arte e arquitetura

O papel e seus mistérios. Me fascinam desde muito.

Seja para expandir ideias, conter palavras, oferecer mundos. Seja para ser dobrado, cortado, transformado em poemas e delicadezas. 

Eu já estava separando algumas ideias para colocar por aqui quando vi este trabalho do barco em uma clínica. Não sei (ainda) quem o fez, mas me encanta quem consegue trabalhar com papéis e fazer com dobraduras tantas formas encantadoras. 

Leia também:


Vejam abaixo mais alguns exemplos de trabalhos em papel. Alguns com recortes, outros usando técnicas como origami.   
 
Mapa de Brisbane em papel recortado
O mapa da cidade de Brisbane na Austrália recortado em papel. Um trabalho primoroso e delicado. Uma verdadeira obra de arte.
Bule Cecilia Levy
Uma série de objetos, entre eles, delicadas peças de chá, feitas pela artista sueca Cecilia Levy usando páginas de livros reciclados.Embora não sejam feitas para um uso real, são de uma beleza ímpar e eu adoraria ter uma peça dessas.
Xícara de papel - Cecília Levy

Xícara de papel - Cecília Levy
Representar cortes e espaços de um projeto em um livro. Fascinante! Uma apresentação super requintada de uma ideia.
Uma técnica que utiliza os conceitos de Origami e Kirigami na versão da Designer holandesa Ingrid Siliakus criando volumes arquitetônicos.

Recortes revelando formas. Pura arte!
Origami em objetos como nessa luminária abaixo. Tão requintada que não parece ser feita de dobraduras. O resultado é praticamente uma forma orgânica. Um poema.
Também na Arquitetura podemos ter a presença dos origamis e papel. Este abrigo temporário para pessoas desabrigadas é feito com essa técnica. projetado pela designer Tina Hovsepian recebeu o nome de Cardborigami. 


Cardborigami -a abrigo de papelão
E finalmente uma estrutura que não é feita de papelão, mas é baseada nessa técnica de dobradura. Também é uma proposta de abrigo temporário projetado pelo coletivo australiano Laboratory for Visionary Architecture– LAVA. 

 
 Fonte das imagens - Origami e Papel

Leia também:
Gostou? Tem alguma sugestão? 

Comenta e conta para a gente a sua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros