Arquitetura, origami e Haikai - Garimpando blogs

Tudo começou com um desafio para postar HaiKais em uma rede social. Eu sempre achei lindo - e fascinante - essa forma concisa e muito sutil de poesia que congela um momento. Mas congela de uma maneira tão elegante que entra nos sentidos. É como um tiro certeiro na emoção e mente. 

Como é bem descrita aqui :  
"O objetivo é capturar a essência do local numa poesia contemplativa e descritiva com grande valorização nos contrastes, na transformação e dinâmica, na cor, nas estações do ano, na união com a natureza, no que é momentâneo versus o que é eterno(ruptura do contínuo) e no elemento de surpresa."
Fui procurar então exemplos na arquitetura. Há muitos espaços que conseguem expressar essa essência, e na arquitetura oriental encontramos muita sutileza nos ambientes e jardins em que se pode contemplar e estar COM a natureza. Mas para minha surpresa o que realmente me encantou foi um blog chamado Origami Architecture. E com ele volto às garimpagens de blogs. Vejam nas imagens abaixo algumas das figuras que encontrei por lá e viajem nas possibilidades das dobraduras do papel. 






Devagar devagar,
a folha sem escolha,
vaga pelo ar.
(Rodrigo Siqueira)



Absolutamente fascinada pelos dois: origami e haikais. Me falta ainda a disciplina da humildade do aprendizado. Treinar a paciência deve ser um de meus maiores desafios nessa vida. Mas quem sabe um dia....
Fotos - Origami Architecture 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros