MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Vale sonhos

Cartão vale
Estava buscando uns papéis para o inventário, entre eles, minha certidão de nascimento. E fui no super organizado arquivo de meu pai e pincei a pasta familiares - Elenara. O que achei? Este cartão que lhe dei em um aniversário há muito e muitos anos atrás.

Um Vale. Vale projeto. 
Vale Projeto
 Vale Projeto
 Vale projeto
Meu pai sempre foi um sonhador. Prático. Daqueles que acabam por ser conhecidos por realizadores. Fiquei lembrando de como essa descrição inicial, da qual nem eu me lembrava mais, se materializou em espaços que sim, nos proporcionaram esses momentos descritos. E muitos mais.

Uma casa é assim feita de sonhos. 

Muitas vezes peço aos meus clientes que descrevam como querem suas casas e eles me trazem recortes de revistas ou links de sites com ambientes. No entanto o que eu quero saber é COMO querem usá-las. Se a cozinha vai abrigar comida quentinha para dois ou para uma multidão. Se o aroma do pão recém feito pode invadir os quartos pela manhã cedinho, e se o sol pode ser seu despertador. Se as portas devem ser convidativas, se devem ser fortes para preservar os tesouros internos. 

Acho que todo arquiteto é meio invasivo. Invade sonhos e almas. É curioso de emoções. Quer brincar de montar peças e fazer circos e castelos. Para colorir o mundo que nem quando eram crianças.
Desenho aos 6 anos
No fundo quando se contrata um arquiteto é como se a gente adquirisse um vale sonhos.

Leia também:

 
Nos siga também nas redes sociais



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros