Loja usa estrutura de brinquedos para vender bolo
Uma forma estranha, parecendo sair de uma história de conto de fadas. Uma loja feita não apenas vender, a Sunny Hill, mas estimular os sentidos. Da forma que lembra uma cesta de bambu ao uso de uma madeira aromática, tudo estimula a pessoa que vai ali provar o produto que a marca vende: bolo de abacaxi.
Projeto do arquiteto Kengo Kuma para um bairro em Tóquio, a loja chama a atenção pelo inusitado. Mas ela não surge do acaso. É resultado de uma longa trajetória de estudos e usos dos sistemas tradicionais de marcenaria usados na arquitetura japonesa. Um em especial, usado em brinquedos infantis, foi o usado aqui: o sistema Jigoku Gumi:
Sistema Jigoku Gumi é uma superposição de duas camadas de varas de madeira, firmemente fixos em conjunto com uma terceira camada. É semelhante à tecelagem ou tricotagem. (Fonte)
Esta loja é mais um exemplo do uso harmonioso da técnica tradicional local com a tecnologia moderna, gerando um resultado único. Outros exemplo que já falei aqui no blog foram o pavilhão japonês na Expo Milano 2015, também usando estrutura tridimensional em madeira e o resgate da técnica de mestres carpinteiros navais de uma ilha do país.
Uma arquitetura que expressa sua cultura, inclusive nos apelos sensoriais, e que alia tradição ao comércio, transformando o ato de comer em uma verdadeira degustação de sentidos.
Gostou? Conta para a gente a sua opinião.
- Twitter: @arqsteinleitao
- Flipboard: Revista ARQUITETANDO IDEIAS
- Facebook : https://www.facebook.com/ElenaraLeitao
- Instagram: http://instagram.com/arqsteinleitao
- Pinterest: https://br.pinterest.com/arqsteinleitao/arquitetando-ideias/
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos