Tecnologia se unindo à cultura - pavilhão japonês na Expo Milano 2015


Harmonia - a mensagem do pavilhão japonês na Expo Milano 2015 procura expressar na sua arquitetura os esforços do país em busca de produção de alimentos com soluções sustentáveis e diversificadas.   

Achei muito bonita a definição da sub-mensagem que expressa :  

"Os valores japonesas de itadakimasu (expressão de gratidão antes de iniciar uma refeição), gochisousama (expressão de gratidão depois de terminar uma refeição), mottainai (não ser um desperdício) e osusowake (um sentido de partilha) irá salvar o mundo ".


A técnica construtiva do pavilhão faz uma releitura das técnica tradicionais japonesas e que são muito resistentes aos sismos frequentes no país. Assim, segundo o site da exposição, o uso da grade de madeira tridimensional inovará unindo a cultura tradicional de construção de estruturas de madeira com a moderna tecnologia que permite uma análise abrangente sobre a aplicação das tensões da compressão. 

Além disso a estrutura de madeira do pavilhão é usada como ferramenta para o conforto ambiental.
Internamente, para mostrar a harmonia entre seres humanos e a natureza, uma instalação belíssima retrata as diferenças de topografia, de alturas e permite aos visitantes a sensação poética de visitar campos de arrozais. Tecnologia se unindo à cultura. Um retrato do Japão. 


HARMONY, Japan Pavilion, Expo Milano 2015 from teamLab on Vimeo.

Fonte  http://www.expo2015.jp/en/about/ 

Veja também : Pavilhões para debater a alimentação e enrgia para a vida
Leia mais sobre Arquitetura Japonesa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros