Tecnologia se unindo à cultura - pavilhão japonês na Expo Milano 2015


Harmonia - a mensagem do pavilhão japonês na Expo Milano 2015 procura expressar na sua arquitetura os esforços do país em busca de produção de alimentos com soluções sustentáveis e diversificadas.   

Achei muito bonita a definição da sub-mensagem que expressa :  

"Os valores japonesas de itadakimasu (expressão de gratidão antes de iniciar uma refeição), gochisousama (expressão de gratidão depois de terminar uma refeição), mottainai (não ser um desperdício) e osusowake (um sentido de partilha) irá salvar o mundo ".


A técnica construtiva do pavilhão faz uma releitura das técnica tradicionais japonesas e que são muito resistentes aos sismos frequentes no país. Assim, segundo o site da exposição, o uso da grade de madeira tridimensional inovará unindo a cultura tradicional de construção de estruturas de madeira com a moderna tecnologia que permite uma análise abrangente sobre a aplicação das tensões da compressão. 

Além disso a estrutura de madeira do pavilhão é usada como ferramenta para o conforto ambiental.
Internamente, para mostrar a harmonia entre seres humanos e a natureza, uma instalação belíssima retrata as diferenças de topografia, de alturas e permite aos visitantes a sensação poética de visitar campos de arrozais. Tecnologia se unindo à cultura. Um retrato do Japão. 


HARMONY, Japan Pavilion, Expo Milano 2015 from teamLab on Vimeo.

Fonte  http://www.expo2015.jp/en/about/ 

Veja também : Pavilhões para debater a alimentação e enrgia para a vida
Leia mais sobre Arquitetura Japonesa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

Não pude brincar com isso por ser menina, sabe o que?