Galpão industrial revitalizado vira área de convívio e consumo

 
Um antigo local de embalagens de maçãs, depois transformado em museu dessa fruta na década de 80, foi revitalizado e transformado no The Apple Shed pelo Cumulus Studio. O escritório da Tasmânia desenvolveu o projeto que resgatou o antigo galpão e o transformou em uma interessante área de exposição, venda e compartilhamento de informações sobre o produto.
A maçã tem um valor simbólico grande em nossa sociedade ocidental e uma importância comercial nessa região. Nada mais atual que trazer essa importância para uma área de convívio em que a população local possa conhecer, consumir e degustar essas delícias.
A primeira etapa do projeto foi a restauração do galpão de embalagem de maçãs existente, trazendo mais luz natural, reformando as esquadrias existentes, resgatando a beleza simples do galpão original.
 A segunda etapa foi a adequação ao novo programa. O conceito básico partiu de um núcleo que reunia todas as necessidades: um novo bar que serve como ponto de vendas, uma cozinha com área de preparação e um espaço de escritório. O interessante é que foram aproveitadas as caixas de embalagens empilhadas nesses espaços.
Esse projeto foi finalista na categoria Pequenos Projetos do 2014 Timber Design Awards.



Gostei da proposta, gostei da solução. Gosto desse resgate de espaços, renovando-os em ocupação mas mantendo sua cultura e história. Achei interessante como as embalagens foram usadas de forma nova, remetendo à sua antiga utilização e delimitando espaços. Me lembrou essa outra proposta que já tinha postado aqui no blog:  Loja de vinho muito original



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros