Pular para o conteúdo principal

Equilíbrio e criatividade também na comida

Já tinha falado para vocês que eu ia participar de uma atividade bem bacana, uma aula com a nutricionista Maria Cecília Corsi. Foi  Um dia saudável com os blogueiros do Viva Positivamente, aprendendo que O sal nosso de cada dia pode sim ser usado de maneira mais equilibrada e usando de temperos para realçar os sabores: Mais sabor, por favor! – alimentação sem sódio
Eu e a Maria Cecília Corsi que, além de super competente, é uma pessoa super querida e entusiasmada pelo seu trabalho. Não cansou de nos dar explicações detalhadas de como preparava os alimentos e de como fazer uma alimentação equilibrada 
O espaço da LivBistrô, grata surpresa com um ambiente super bem decorado, aconchegante e cheio de detalhes lindos

Eu e a amiga Luciana Kotaka 

Os alimentos e tudo o que fazemos na vida dependem dessa relação equilibro e criatividade. O vilão da vez é o sódio, tempero super importante na história da humanidade. Tão importante que está não apenas no saleiro, mas em muitos alimentos que nem imaginamos a quantidade. Sodio nem tudo que parece é

Blogueiros do Viva Positivamente atentos às lições para repassar aos leitores
Maria Cecília nos mostrando como uma mistura de temperos pode ajudar a realçar o sabor dos alimentos e ajuda a diminuir a quantidade de sódio na preparação dos alimentos -Sem sal com temperoMais sabor, por favor!

O evento foi justamente uma aula prática de como saber usar os temperos e utilizar de recursos encontrados em qualquer cozinha para cozinhar com Menos sódio, mais sabor e muitas receitas.

Fomos brindados com uma amostra da gastronomia que se pode praticar em uma dieta saudável e prazerosa. Porque cá entre nós, escolher ser magro e saudável é bom, mas todo exagero é nocivo, não é verdade? Aliás, o bom é que a gente aprenda a curtir o sabor dos alimentos, a fazer combinações que nos agradem e que também fiquem bonitas aos olhos. Dieta não é sacrifício. Eu particularmente não gosto do nome regime. Chamo de reeducação alimentar, o aprender a gostar de comida saudável e que me faça feliz. Comida light e com pouco sol pode ser saborosa? Sim, pode. Afinal uma Alimentacao saudável, divertida e sustentável é tudo o que se quer.

Curiosos para saber o que comemos? Uma amostra nas fotos abaixo

Blini com calda de frutas vermelhas e castanha do pará

Frutas, iogurte grego à moda Cecília Corsi (um dos segredos mais aguardados) e grãos

Filé mignon com crosta de pão e ervas, mousseline de banana da terra e shitake

Risoto integral (dois tipos de arroz, integral e selvagem) de aspargos com lula e cebola caramelada (com coca cola!). Essas cebolas foram um capítulo a parte - eu amei e ainda não fiz, mas me aguardem...Cebolas em rodelas bem finas, mais castanhas na frigideira sem gordura, vai juntando coca cola aos poucos, e segundo a Cecília pode ser diet. Gente....o sabor é maravilhoso... 
Sopa creme de cenoura com rúcula e pão de linhaça

Salada mix de grãos com ricota, abobrinha e molho de aceto reduzido...com...coca cola! Outra grata surpresa, o sabor ficou realmente delicioso. Aliás eu já usei muito anos atrás coca cola para fazer frango no forno. Pedaços de frango temperado, cebolas e batata regados com coca cola que cubra tudo. Forno. Fica muito bom!Mas no molho, com aceto balsâmico, nunca tinha pensado...
E de sobremesa sagu de manga com maracujá, gengibre e raspa de limão siciliano. Em matéria de sagu, gaúcho é exigente, sabem que aqui se come muito sagu da nona desde pequenos. Então, o sagu dietético não é assim uma Brastemp como o resto dos pratos. Não fica tão soltinho como os que gosto, mas dá para encarar numa boa. Diria que os muito fanáticos por doce podem comer e se deliciar. Os doceiros gourmet vão ficar só no desejo, mas também nem tudo é perfeito, né....

Então, o evento Vivapositivamente com menos sódio nos rendeu uma experiência muito interessante. E para quem acha incoerente uma empresa como a Coca Cola promover encontros sobre vida saudável, recomendo a leitura de Viva positivamente um outro lado da coca cola

Blogueiros do Viva Positivamente reunidos para participar do hangout em que a Maria Cecília esclareceu mais dúvidas. E o mais bacana é que o vídeo está logo ali abaixo e você pode ouvir dela mesma muitas das perguntas que foram feitas. 
 

Foi tão bacana que muitos de nós já saímos de lá fazendo em nossas casas ( e usando de nossa criatividade) as receitas que aprendemos por lá. Eu encarei os crespinhos de chocolate e o pão de linhaça. E fizeram o maior sucesso. As receitas estão aí abaixo para quem quiser se arriscar. Mas vou querer saber também como se saíram! E se tiverem algum truque bacana sobre como cozinhar com equilíbrio e criatividade, usando menos sódio, fala prá gente aí nos comentários!
Minhas experiências culinárias com as receitas que aprendi em SP

E aqui um video do nosso encontro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Como utilizar cortinas na decoração

Hoje temos postagem de convidados. O Cesar Fernandes da Tibério Construtora
vai nos falar sobre como utilizar cortinas na decoração.


Cortinas são fundamentais para diversos ambientes do seu lar. Além de transmitir uma sensação de amplitude ajudam a controlar a entrada de luz. E ainda dão um up no visual de qualquer ambiente. A decoração com cortinas pode parecer óbvia, mas é uma das formas mais práticas de renovar um ambiente.
Tamanho Para causar uma sensação de amplitude invista nas cortinas que começam pelo menos 15 cm antes da borda da janela e vão até o chão. Na verdade o tamanho vai depender muito do ambiente. Há casos em que pode-se usar todo o vão da parede. A altura que ela fica do piso da sua casa pode ser de sua escolha mas como o objetivo é dar um ar de maior extensão para a parede, recomenda-se que fique junto ao piso. Leve em conta que há tecidos que podem encolher em lavagens. As vezes é melhor fazer um pouco maiores para que não fiquem pequenas na manutenção. 
CoresNão exis…

Espaço de marketing diferenciado usando contêiner

Um exemplo de como contêineres usados podem ser reaproveitados é o que vemos nesta proposta de construção modular da agência Work of Substance para a empresa Goodman, onde foram usados quatro módulos que formam seis espaços diferentes. 

Leia também : Conteiner - pense neles como solução


Interessante como conseguiram usar os conteineres de maneira aberta com grandes aberturas que unem o espaço interno com a natureza fora deles. 


Leia também: bar muito legal usando conteiner

Belos espaços de contemplação também são criados no andar superior. Com a vantagem da construção poder ser reutilizada em outros sítios, sem deixar maiores intervenções no local onde estava. 
Nos siga também nas redes sociais

TwitterFlipboardFacebookInstagramPinterest
snapchat: arqsteinleitao

10 ideias para adiantar o Natal

Quando tinha uns dez anos (faz tempo...) fiz um trabalho escolar de arte e propaganda. Minha ideia foi um Papai Noel adiantado, que vinha pela metade do ano para aproveitar um xis produto que não lembro qual era. Meu pai, como todo pai babão, super me elogiou e nunca esqueci por isso. Nem lembro a nota que tirei na escola. Naquela época, década de 60, o Natal começava em dezembro. Meados de dezembro. Quando eu iria imaginar que estava sendo profética e que talvez, daqui uns tempos, o Natal nem passe. Emende com outras festas. Agora já convive o tal de ralouin que é em outubro.



Natal me lembra luz. Um paradoxo entre verão, calor e imagens de muita neve e comidas quentes. Me lembra canela, bolachinhas alemãs que minha mãe fazia e que eu podia cortar as massinhas e ajudar a confeitar. Árvore sendo montada e presépio

Separei dez ideias que achei bem bacanas de enfeites e árvores que podem ser montadas de forma simples e bem criativa.


1- Do blog da Renata Tomagnini achei estas charmosas dob…