Pular para o conteúdo principal

Bikini Berlin - uma inovação que vem da Alemanha

Cheguei ao Bikini Berlin pela referência de colegas. Os dois (Oscar Muller e Octavio Queiroz) falavam do declínio dos shopping centers nos USA. Um fenômeno interessante para nós, que chegamos mais tarde nesses centros do consumo. Aqui ainda é comum a construção dessas edificações, embora muitas passem pela rotatividade imensa de pequenas lojas. Mas falar que já se saturou um ciclo, creio ser ainda prematuro. Ainda os shoppings são considerados locais de lazer, as ruas onde é seguro andar e passear. E foi aí que o Bikini Berlin entrou na roda. O Octa, um arquiteto super antenado nas novidades, o nominou como uma novidade em termos de locais de compras. E lá fui eu a pesquisar o que seria esse tal de Bikini Berlin.


Fonte
Em primeiro lugar ele NÃO é um prédio novo e sim o reaproveitamento de construções do período pós guerra. E ele foi concebido para ser uma combinação de de local de compras, de trabalho, de cinema, de recreação, hotel e ainda um local para curtir os belos locais do entorno. Não é pouco para uma concepção de setorização que até pouco tempo atrás aparecia em nossas cidades. 

Um dos edifícios, o Bikinihaus, deu nome ao centro moderno. Na época em que foi construído, a sua forma que separava uma área superior e outra inferior lembrou aos habitantes da cidade aquele tipo de maiô que causava furor (e cuja origem foi um teste nuclear no atol de Bikini).



O que diferencia o Bikini Berlin dos centros mais tradicionais? Por enquanto, segundo o site, o fato de reunir uma cuidadosa curadoria na escolha das lojas e ofertas ao público, algumas passando longe das tradicionais lojas âncora dos nossos shoppings. Além disso a proposta levou a espaços mais despojados e descolados. Um exemplo pode ser visto no hotel existente ali. Leiam AQUI sobre ele. Um terraço imenso atrás do Bikinihaus, a piscina abaixo dele, as lojas módulos com cinco tamanhos entre 19 e 39 m2, permitem uma grande flexibilidade de usos aliados a um relativo baixo custo de uso.  
Fonte


Fonte

Fonte

Fonte

Fonte
Fonte


Se este é um conceito novo, se vai dar certo e bombar comercialmente e poder se manter, só o tempo dirá. Mas é um espaço para lá de interessante e bem mais rico que os saturados shopping centers com a sua visão de confinamento. Esse tipo de centro de compras e convivência parece carregar bem mais vida em seus espaços.


Vejam mais fotos do Bikini Berlin AQUI

Comentários

  1. Estou planejando ir pra Berlin hora dessas - vai pra lista pré-roteiro...! Muito interessante. Eu gosto de shoppings - pelas razões q mencionas - mas confesso que ando saturada da mesmice. Aqui, São Paulo, Brasília, qq lugar do Brasil, são exatamente iguais. Pouquíssimas "atrações" locais. E no exterior, tb um percentual q é igual - com a vantagem de se encontrar o mesmo produto (às vezes uma leitura um pouco diversa) em preços mais competitivos...! Abs.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou uma usuária de shoppings, compro em lojas de bairro e raramente vou num desses centros de compras. E quando vou, é na segunda pela manhã. E realmente seria muito bom se tivéssemos uma renovação em espaços que oferecessem mais atrações e coisas diferentes, não é verdade? Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Buhais Geology Park, inspiração em ouriços de 65 milhões de anos

O Buhais Geology Park é um local de magnífica importância pré-histórica e geológica, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Há evidências científicas de que foi um mar cerca de 65 milhões de anos atrás. Para expor as coleções de fósseis marinhos e outros objetos relevantes da eras da Pedra, Bronze e Ferro, o escritório Hopkins Architects projetou cinco interessantes espaços circulares, interconectados e que servem para acomodar não apenas as áreas de exposição, mas também várias instalações para visitantes, entre elas um teatro e um café. 


Segundo o site dos arquitetos, a inspiração para a forma dos espaços de exposição foram os ouriços fossilizados. Para não causar muitos danos ao meio ambiente, as edificações "foram projetados como estruturas de concreto pré-fabricado e apenas tocam levemente o solo em discos de fundação de concreto armado in-situ."



As estruturas de concreto são revestidas com painéis de aço coloridos para se adequarem à paisagem. Estes painéis, que dão a ap…