Comunicação pública, acessibilidade e cidadania: quando as escolhas falam mais alto

Imagem
Vivemos tempos curiosos. Nunca produzimos tanta informação e, ainda assim, milhões de pessoas seguem excluídas de decisões que afetam diretamente suas vidas. Muitas vezes a barreira não está na falta de acesso à internet ou aos meios de comunicação. Ela se encontra muitas vezes na linguagem, na complexidade desnecessária, na distância criada entre quem comunica e quem precisa compreender. Foi com essa reflexão que participei, como assessora de acessibilidade, do 1º Congresso Gaúcho de Comunicação Pública, realizado em Porto Alegre. Promovido pela Dominus Consultoria e Capacitação em parceria com a Estratégia de Comunicação & Copy Sawitzki Inovação e Experiência Humana, o evento reuniu profissionais, gestores públicos, pesquisadores e especialistas para discutir temas que hoje ocupam lugar central na vida democrática. Ao longo do dia, palestrantes como Sandra Bitencourt, Maria José Finatto, Rodrigo Abella, Soraia Hanna, Daniela Machado, Leandro Rolim e Gustavo Ferenci compartilhar...

Pai, mestre, amigo, exemplo

Paulo Leitão

As várias faces de meu pai.

É estranho olhar para ele menino e imaginar o que aqueles olhos, que acostumei tão cheios de autoridade, fossem apenas sonhadores.

Meu pai sempre foi pai de sua família. Órfão do pai que não se lembrava, que morreu quando ele apenas tinha três anos, de arma em punho, numa revolução, lutando pelo que acreditava, homem de atitude que sempre foi. Essa uma das maiores mágoas de meu pai, não ter conhecido o seu. E talvez por isso mesmo fosse tão generoso conosco. Tão preocupado com o nosso futuro. Tão incentivador de estudos e conquistas.

Era folclore em nossa família que se nascia uma criança, lá vinha o pai com um livro de alfabetização. Sempre olhou a frente. Sempre propôs. Já era pró-ativo quando nem se falava nessa palavra. 

Tecnologia ? Já tínhamos controle remoto quando eu era pequena. De fio. Dele escutava nessa época que chegaria o dia em que falaríamos ao telefone vendo a outra pessoa. Até hoje, aos 91 anos, se encanta com os progressos e faz planos para o futuro. 

Passa os dias lendo. Se a mente já não é tão ágil como antes, a generosidade e a educação se agigantam. Nos dá lições de vida todo dia.

Talvez uma das lições mais doloridas da vida seja ver nossos heróis se tornarem frágeis. Mexe com as nossas estruturas porque deles recebemos nossa raiz. Mas é a Vida. E ela tem seu curso. E nessas horas é que entendemos a palavra Amor e Doação. Aquelas que eles tiveram de sobra para nos criar.

Feliz Dia dos Pais a quem tem seu pai aqui nesse plano. Não deixe de lhes dizer e demonstrar isso de forma clara e constante. Não deixe o sentimento para o tempo em que eles forem apenas saudade.

Feliz Dia dos Pais a todos. Aos que são pais, aos que já foram, aos que já os perderam. Olhe em volta e dedique seu amor a quem está por perto. Um amigo, um tio, um professor. 

E o meu muito obrigada sempre, PAI. Te amo.



Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Comunicação pública, acessibilidade e cidadania: quando as escolhas falam mais alto

Calungas, a representação da escala nos desenhos