Pai, mestre, amigo, exemplo

Paulo Leitão

As várias faces de meu pai.

É estranho olhar para ele menino e imaginar o que aqueles olhos, que acostumei tão cheios de autoridade, fossem apenas sonhadores.

Meu pai sempre foi pai de sua família. Órfão do pai que não se lembrava, que morreu quando ele apenas tinha três anos, de arma em punho, numa revolução, lutando pelo que acreditava, homem de atitude que sempre foi. Essa uma das maiores mágoas de meu pai, não ter conhecido o seu. E talvez por isso mesmo fosse tão generoso conosco. Tão preocupado com o nosso futuro. Tão incentivador de estudos e conquistas.

Era folclore em nossa família que se nascia uma criança, lá vinha o pai com um livro de alfabetização. Sempre olhou a frente. Sempre propôs. Já era pró-ativo quando nem se falava nessa palavra. 

Tecnologia ? Já tínhamos controle remoto quando eu era pequena. De fio. Dele escutava nessa época que chegaria o dia em que falaríamos ao telefone vendo a outra pessoa. Até hoje, aos 91 anos, se encanta com os progressos e faz planos para o futuro. 

Passa os dias lendo. Se a mente já não é tão ágil como antes, a generosidade e a educação se agigantam. Nos dá lições de vida todo dia.

Talvez uma das lições mais doloridas da vida seja ver nossos heróis se tornarem frágeis. Mexe com as nossas estruturas porque deles recebemos nossa raiz. Mas é a Vida. E ela tem seu curso. E nessas horas é que entendemos a palavra Amor e Doação. Aquelas que eles tiveram de sobra para nos criar.

Feliz Dia dos Pais a quem tem seu pai aqui nesse plano. Não deixe de lhes dizer e demonstrar isso de forma clara e constante. Não deixe o sentimento para o tempo em que eles forem apenas saudade.

Feliz Dia dos Pais a todos. Aos que são pais, aos que já foram, aos que já os perderam. Olhe em volta e dedique seu amor a quem está por perto. Um amigo, um tio, um professor. 

E o meu muito obrigada sempre, PAI. Te amo.



Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros