Pular para o conteúdo principal

Miragem em São Chico - uma senhora livraria

São Francisco de Paula, ou São Chico como é carinhosamente chamada pelos habitantes, é uma pequena cidade dos campos de cima da Serra gaúcha. Tem cerca de 20.000 habitantes e fica perto das famosas Gramado e Canela. Pois nessa cidadezinha pacata, existe uma senhora livraria, a Miragem. 
E parece mesmo uma miragem na paisagem de casas antigas, umas em estilo português, outras em alemão, naquela mescla de colonização que formou o Rio Grande do Sul. Um prédio de esquina, misto de tijolo a vista com reboco e madeira, já na entrada nos recebe com majestade. Usa do bom artificio de valorizar a esquina, que a maioria dos prédios antigos usava e que os novos nem tanto, nem bem sei muito bem por quê. Acessos por escada e rampa levam a uma porta maravilhosa e que já nos instiga a curiosidade.
Mas é dentro que os nossos olhos se maravilham !
Objetos antigos, vários e vários relógios  se misturam às charmosas prateleiras expositoras dos livros, feitas em madeira de demolição, que dão um ar de casa da vó da gente, uma espécie de lugar de encantamentos e descobertas onde os livros estão dispostos como que para encantar os olhos e a alma da gente. 
Os caminhos não seguem uma ordem linear e vão nos envolvendo. 
Há um setor especifico para o público infantil, com banheiros projetados para elas e com charmosos sinalizadores de porta. 
Por uma janela podemos ver um prédio no patio que reproduz um prédio antigo da cidade. Ali existe um museu com fotos e objetos antigos de cidade. 
No andar superior que é acessado por charmosa escada, que mistura rampas e degraus vazados em madeira, há uma verdadeira loja de decoração com toda tentação em forma de objetos e móveis que se possa imaginar. 
Toda a livraria é pensada para estimular os sentidos do leitor, ela vai te apaixonando, te conquistando aos poucos e em todos os momentos. Há um cuidado constante com o cuidado com os animais. Mensagens pelo salão reproduzem frases sobre o amor à eles.   

Todo esse carinho foi inspirado pelo pai da proprietária e idealizadora da livraria, D.  Luciana Olga Soares. Ela nos recebe com toda atenção, acompanhada de sua cachorrinha e nos adverte que tem o maior prazer em que fotografemos, mas sem usar flash que sempre traz danos para os objetos.
Não pude resistir e comprei dois livros. Eles me escolheram como sempre acontece quando entro em uma livraria. Os livros me chamam e sei qual devo levar. O primeiro deles é Os 7 segredos da Sincronicidade  que trata justamente do significado desses chamados da vida. E o outro o livro de D. Luciana, Miragem, que o está autografando para mim na foto abaixo.
Foi um dos momentos marcantes de meu passeio fotográfico à serra nesse sábado bonito de junho. Já tinha ouvido falar dessa livraria, mas não podia imaginar toda a sua magia só pelas imagens e palavras que tinha visto e lido. A Miragem é mais do que um prédio, é mais que uma livraria, é uma experiência sensorial. 

Fotos : Elenara Stein Leitão - todos os direitos reservados

 Curta no Facebook  Assine no Flipboard

Comentários

  1. Adorei viajar nesta sua "experiência sensorial"! Sou arquiteta e adoro este tipo de arquitetura, que eu chamo de acolhedora e aconchegante! Você se sente acolhido em um espaço assim, feito com materiais naturais e adoçado com uma iluminação gentil! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu também Cláudia ! E fico encantada quando as pessoas conseguem materializar seus sonhos e ousam ! É o caso dessa senhora que colocou essa livraria onde pareceria impossível, mas ela foi e fez ! Adoro isso. Prazer em te conhecer, volte sempre. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que linda Elenara! Adorei!!! Um beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Buhais Geology Park, inspiração em ouriços de 65 milhões de anos

O Buhais Geology Park é um local de magnífica importância pré-histórica e geológica, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Há evidências científicas de que foi um mar cerca de 65 milhões de anos atrás. Para expor as coleções de fósseis marinhos e outros objetos relevantes da eras da Pedra, Bronze e Ferro, o escritório Hopkins Architects projetou cinco interessantes espaços circulares, interconectados e que servem para acomodar não apenas as áreas de exposição, mas também várias instalações para visitantes, entre elas um teatro e um café. 


Segundo o site dos arquitetos, a inspiração para a forma dos espaços de exposição foram os ouriços fossilizados. Para não causar muitos danos ao meio ambiente, as edificações "foram projetados como estruturas de concreto pré-fabricado e apenas tocam levemente o solo em discos de fundação de concreto armado in-situ."



As estruturas de concreto são revestidas com painéis de aço coloridos para se adequarem à paisagem. Estes painéis, que dão a ap…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…