Pular para o conteúdo principal

Arte made in China - cópia é elogio ?

Dafen é um pequeno subúrbio de uma cidade no sul da china que carrega a glória de originar em torno de 70% das cópias de obras de arte do mundo. Estudantes de arte chineses, e até ocidentais, vão para ali. Fazer o que ? Basicamente copiar. Sai um Van Gogh ao capricho. Que tal uma Mona Lisa a jato ? Assim falando parece coisa só pejorativa, mais uma dessas quinquilharias made in China. Mas vamos convir que estamos vendo essas pinturas em várias paredes do mundo (e muitas acima de qualquer suspeita...).

Fonte

Fonte
Onde eu fiquei sabendo disso ? No fantástico Almoço do Studio Clio do dia 14 de dezembro de 2011, ministrado pela prof. Rosana Pinheiro Machado. Em um clima super aconchegante e com uma comida maravilhosa fiz uma viagem pelo mundo da Dafen... e suas peculiaridades.
Primeiro ponto a destacar: uma visão mais ampla sobre a questão da cultura chinesa onde o copiar é uma forma de respeito. E aí eu me lembrei de duas coisas que ouvi e me marcaram: 


-dizem que no budismo para se aprofundar é preciso decorar os mantras e os livros sagrados e repeti-los. Ou seja guardar decor e salteado ! Um exercício de paciência e perseverança absolutos. 
- Muitos anos atrás li um livro do Ricardo Semler e ele dizia que, numa viagem a China, os brasileiros se maravilhavam sobre o quanto iam vender naquele mercado e ele, ao ver os guerreiros de terracota que lhes foram mostrados, pensou consigo mesmo: um povo que faz isso, vai aprender conosco e copiar nossos produtos...
Errado ? Talvez para nossos padrões orientais. Hoje. Mas cujo resultado prático é consumido como água em nossos mercados. E talvez até por pessoas que critiquem o modo de produção chinês. Parece que existem até  adaptaçôes do modelo fordista onde cada "artista" é responsável por uma parte da pintura: olhos, narizes, orelhas...assim um quadro pode ser feito por várias mãos qual um carro em nossas montadoras. E a julgar pelo preço que pagamos por muitos deles (os carros) bem poderiam ser chamados de nossas modernas obras de arte...
Mas vale a pergunta: se copia o que não tem valor ? Até que ponto uma cópia pode ser um elogio ? Uma obra copiada pode gerar o mesmo impacto que a original ? Todas essas discussões são interessantes e nos fazem pensar....Hoje não se copia descaradamente frases, ideias, produtos, conceitos ? Vide o que Steve Jobs disse: "Nunca tivemos vergonha de roubar grandes ideias” – Documentário ‘Triumph of the Nerds’, 1996
Fonte
Mas nem só de cópia é feita a produção de Dafen...Muitos artistas locais tentam mostrar seu talento. Seja através de releituras, sejam em obras próprias. Mas estará o mundo preparado para consumir novidades ou produtos originais?  Ou é mais comodo expor nas paredes um Van Gogh falsificado que, em sua época, jamais teria esse sucesso todo...
Vejam ao lado um exemplo dessa releitura da Mona Lisa, feita pelo próprio artista...
Fonte
E aqui para mim uma imagem que ficou emblemática. Para uma exposição internacional Dafen se mostrou com esse imenso painel da Mona Lisa, pintado por vários artistas. Cada telinha leva a assinatura de quem pintou atrás, com os seus sonhos e ideias de pintura e arte...Achei verdadeiramente poético.   

Comentários

  1. É um assunto e tanto.

    Eu convivi com chineses.Eles são ávidos pelas outras culturas.Quando falei pro Ken sobre Tai Chi Chuan ele logo me disse que isso é coisa de velho.Ele queria era saber de Dance, Rave...

    Boa Tarde!

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…

10 ideias de almofadas e afins para gateiros

Festas....fiquei aqui arquitetando postagens bem suaves e lindas para esses momentos. Hoje resolvi brindá-los com 10 adoráveis ideias para almofadas, pesos de porta, mobiles e outras utilidades para amantes de gatos.

Nós, os gateiros, somos uma população em ascensão no mundo. Esses seres peludos, cheios de personalidade e amor próprio nos arrebatam. Adoramos mimá-los. E eles adoram que a gente os mime....uma parceria perfeita

1- Petit Pois e gatos. Uma dupla perfeita. Ambos sempre elegantes e cheios de charme! 
2- Mobile. Adoro! Mesmo já crescida, acho que não precisam ser só adorno de quartos infantis (meu lado criança, fazer o que????). Esse aí de cima, por exemplo, achei um mimo. 
3- Quem não ia querer entrar nessa casa tão felinamente convidativa??? Quero um para a minha porta! 
4- Patchwork e gatos!!! Tudo a ver também. lembra borralho, fogo, casa da vó e tudo isso lembra aconchego. E nada mais aconchegante que a figura de um gato, pachorrento, deitado ao pé do fogo. (Gateiros enten…

Interno I - escada como elemento formal destacado

A escada como elemento formal de ligação entre os dois andares desta reforma que o escritório do arquiteto italiano Alfredo Vanotti executou chama a atenção pela beleza e fluidez.Feita em ferro e pintada em branco ela não apenas é ponto focal, como serve de divisória para os espaços de estar e cozinha.
O espaço amplo servia de escritório e agora abriga área social no térreo e dormitório com banheiro no piso superior. Tudo isso em um estilo enxuto e ao mesmo tempo aconchegante.Coerente com a proposta do arquiteto de que a sua arquitetura deve falar por si mesma.
Nos siga também nas redes sociais
TwitterFlipboardFacebookInstagramPinterest