Pular para o conteúdo principal

Arquitetura que aumenta a criatividade e traz fortuna

Uma arquitetura que aumenta a criatividade de seus ocupantes e casas que trazem fortuna aos habitantes. Fortuna do inglês fortune, que além dos bens materiais, também significa ventura. Uma chamada interessante. Quando ela parte de um estudo científico em um site de inovação tecnológica que sigo, me chama mais a atenção. Foi assim que cheguei ao sistema de construção oriundo da Índia chamado Vastu ou sthapatya veda.

O estudo em questão foi feito por pesquisadores da Universidade Maharishi de Administração, nos EUA. Fui atrás e cheguei no site da Maharishi Vastu. Segundo eles, o Feng Shui teria se derivado do Vastu.
“Porque a vida individual é cósmica, tudo na vida individual deve estar em plena harmonia com a Vida Cósmica. Arquitetura Védica Maharishi dá dimensões, fórmulas, e orientações para os edifícios que irão fornecer harmonia cósmica e apoio ao indivíduo para a sua paz, prosperidade e boa saúde — a vida diária de acordo com a Lei Natural, a vida cotidiana no sentido evolutivo. — Maharishi Mahesh Yogi

Princípios da arquitetura Vastu Maharishi


1. Direção Correta: Edifícios voltados para o sol nascente seriam mais benéficos. Concordo plenamente. A orientação solar aliás é um dado super importante na implantação dos imóveis.

2. Posicionamento correto dos cômodos: também segue um principio básico da arquitetura de alinhar o sol com atividades mais adequadas


3. Proporções Corretas: Proporção é a chave para o design bem sucedido da natureza. Na arquitetura ocidental temos também uma crença semelhante, vejam em proporção áurea.

4. Materiais naturais e não-toxicos e energia solar: Um importante componente da arquitetura védica Maharishi é construir de forma sustentável, com naturais e não tóxicos, usando materiais adequados para as condições climáticas locais. Parece bastante familiar com os rumos da arquitetura baseada em sustentabilidade de nossos dias, não?

Outras importantes considerações no sistema Vastu Maharishi

• Inclinação da terra
• Formato do terreno
• Direção do sol nascente desobstruída
• Influencias do meio ambiente, incluindo corpos d’água
• momento auspicioso

Tirando o momento auspicioso, diria que aprendi tudo isso na faculdade. Pensando bem, há sim momentos mais auspiciosos e menos auspiciosos. Basta pensar no que vivemos hoje...

Além desses elementos comuns à toda boa arquitetura, eles falam de uma influência nutridora para toda a família, a Brahmasthan — que seria o local onde reside a totalidade. Este local existiria também nas construções que seguem o Vastu e tornam a construção uma estrutura holística e cheia de harmonia.

A hipótese levantada pelo estudo da universidade é que a arquitetura do prédio de escritórios que seguiu estes princípios e onde foram feitos testes com os funcionários, contribuiu para que estes tivessem notas mais altas em testes padronizados de criatividade. Comparados com testes anteriores, feitos em edifícios convencionais, os funcionários tiveram de 50 a 80% mais ideias originais. A probabilidade de que isso seja fruto do acaso é de menos de 1%, de acordo com os pesquisadores.


"Pode parecer pouco familiar para uma perspectiva científica ocidental, mas o fato é que nossa fisiologia está intimamente ligada ao material, aos ritmos e às forças da terra e do sol. Os sistemas tradicionais de arquitetura, que têm surgido em muitos lugares ao redor do mundo por um longo período de tempo, levam essas coisas em consideração. E agora queremos ver se os supostos benefícios podem ser cientificamente verificados,"  Anil Maheshwari.
Acho bastante pertinente que espaços que levem em consideração estes aspectos relacionados acima, sejam benéficos ao ser humano. E sendo assim, estimulem uma harmonia interior que favoreça uma maior liberdade de pensamento e saúde e consequente maior criatividade.

O que nos leva a pensar, que arquitetura queremos em nossas casas, nosso trabalho e nossas cidades? E o que estamos fazendo para torna-la realidade? 
Vejam bem, não estou sugerindo que se sigam métodos A ou B, mas apenas que reflitamos sobre espaços que criamos, para quem criamos e como os criamos.

Nos siga também nas redes sociais
Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 ideias de almofadas e afins para gateiros

Festas....fiquei aqui arquitetando postagens bem suaves e lindas para esses momentos. Hoje resolvi brindá-los com 10 adoráveis ideias para almofadas, pesos de porta, mobiles e outras utilidades para amantes de gatos.

Nós, os gateiros, somos uma população em ascensão no mundo. Esses seres peludos, cheios de personalidade e amor próprio nos arrebatam. Adoramos mimá-los. E eles adoram que a gente os mime....uma parceria perfeita

1- Petit Pois e gatos. Uma dupla perfeita. Ambos sempre elegantes e cheios de charme! 
2- Mobile. Adoro! Mesmo já crescida, acho que não precisam ser só adorno de quartos infantis (meu lado criança, fazer o que????). Esse aí de cima, por exemplo, achei um mimo. 
3- Quem não ia querer entrar nessa casa tão felinamente convidativa??? Quero um para a minha porta! 
4- Patchwork e gatos!!! Tudo a ver também. lembra borralho, fogo, casa da vó e tudo isso lembra aconchego. E nada mais aconchegante que a figura de um gato, pachorrento, deitado ao pé do fogo. (Gateiros enten…

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…

13 ideias para quem ama gatos

Há pouco passou uma sexta feira. Era 13. Gosto das sextas feiras. Gosto do 13. Gosto dos gatos. Gosto dos gatos pretos, esses que tanto foram perseguidos como companheiros de bruxas.

Gatos são da casa -repetem como mantra os que não conhecem os gatos. Os gatos são deles mesmos. E de quem os conquistar. Ou de quem eles resolverem amar. 

Amor de gato é diferente do amor de cão. E não menos dramático. Gatos não toleram atrasos. Não aceitam menos que a nossa entrega. De preferência sem muito chamego, a não ser na hora que desejam. 

Gatos são hedonistas por natureza. Existem para viver com languidez e serem acariciados. Mimados. Paparicados. Gatos são aristocratas. Mesmo que revirem latas de lixo. 

Desconfiem da humildade felina. Ao primeiro toque de boa vida, se tornam preguiçosamente orgulhosos.   
“Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultu…

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.