MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Insolação em simples palavras

Fonte
O colega Arq. e Urbanista Oscar Muller explicou a questão da orientação solar em palavras tão simples e inteligíveis em uma resposta para uma questão sobre insolação no nordeste na lista Arquitetura que achei interessante compartilhar aqui.

INSOLAÇÃO
Arq. e Urbanista Oscar Muller

"O sol nasce a leste e se põe a oeste, em todo o nosso planeta. E isto acontece em qualquer lugar, sem nenhuma diferença, em todos os momentos do ano, não importa em que latitude ou longitude. 


Fonte
Fonte
No inverno nosso planeta , por ter seu seu eixo inclinado em relação ao sol, expõe mais as faces voltadas para o norte, e causando a falsa impressão (provocada pela topografia ou qualquer outro obstáculo) de que o sol nasce muito mais para o norte, mas isto não acontece em mar aberto, por exemplo, onde não há nenhum obstáculo que crie a ilusão.

Apenas como curiosidade, pois isto não nos afeta, quanto mais próximo dos polos maior é a diferença entre duração do dia e da noite que esta inclinação provoca.

Considere para seu projeto, que o sol da manhã é salutar e saneante para os ambientes, e você deve garantir duas horas de incidência em todos os previstos para permanência prolongada, como no caso dos dormitórios.

Já o sol da tarde, principalmente na região nordeste, é inconveniente para estes ambientes, pois não tem o mesmo efeito saneante, só contribuindo no aquecimento dos mesmos, e na proliferação de micro organismos e bactérias.

As fachadas a norte são estratégicas, pois como no inverno a trajetória aparente do sol é mais inclinada, as superfícies voltadas para o norte vão receber mais insolação nesta estação, ao mesmo tempo que serão preservadas no verão, quando nosso astro rei passa a pino. Em locais frios as aberturas à norte garantem maior penetração, necessária para o desejável aquecimento durante o inverno, sem fazer o mesmo no verão.

O tratamento das superfícies também pode contribuir absorvendo mais temperatura quando escuro, e menos quando mais reflexivo. Assim como o uso de árvores que desfolham no inverno e geram sombra no verão, ou pergolados bem orientados que também podem oferecer o mesmo resultado, são recursos como estes que o arquiteto vai adicionando ao seu repertório para se utilizar na obtenção de condicionamento térmico passivo."
 

Análise de luz solar e sombreamento natural sobre apartamento no condomínio Veredas - Synarqs 


A insolação é um dos estudos básicos de um bom projeto de arquitetura. 

Vejam exemplos de pesquisas em desenvolvimento de equipamentos para auxiliar esse estudo AQUI e de ferramentas computacionais AQUI


Fonte
Vejam postagens sobre energia solar AQUI
e abaixo um vídeo com uma introdução à Orientação Solar - dica do Arq. Wagner Gonzalez 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros