Leonardo da Vinci e o foco no que se faz

Leonardo, aquele rapaz de Vinci na Itália que se tornou célebre pela Mona Lisa e pelo homem vitruviano, entre outras coisinhas que criou e projetou em sua vida. Obviamente que estou sendo levemente irônica ao fazer esta descrição de uma pessoa que pode ser considerado um gênio ou um grande construtor de si mesmo, já que autodidata e profundo pesquisador das coisas que despertavam seu interesse. E não é que, participante de mais um instigante almoço Clio, me dou conta que pouco sabia de sua história?    

O único livro que tinha sobre ele era de uma coleção sobre homens que mudaram o modo de pensar da humanidade. Não lembro quando eu comprei nem onde porque, ao contrário da maioria dos meus livros, não sublinhei nada e não coloquei datas. Mas as páginas meio caídas do livro revelam que li e reli bastante. Por que entre Einstein, Chaplin, Freud, Picasso, Buda, Marx, Nietzsche, Gandhi, Darwin, Maquiavel e Jung que lhe faziam companhia na coleção, escolhi justo ele? Uma porque, com exceção de Darwin, Nietzsche,Picasso e Marx, os outros já me tinham merecido uma leitura maior. Outra talvez pela imagem icônica do homem vitruviano e pela sua capacidade inventiva numa época em que eu já estava na graduação de arquitetura.


Nessa mesma época comecei a ler Fritjof Capra (sim, começo a lembrar da época, tipo final dos anos 70, começo dos 80 até o final). Foram anos de intensa leitura e buscas. Dois assuntos me focavam, fora os livros técnicos de arquitetura: Psicologia e a união do pensamento oriental com o ocidental. Mas nada muito aprofundado porque sou dessas de ter vários interesses e começar muito. Finalizar é que me custa mais.


Instigada pelas dicas de leitura do Professor Francisco Marshall, palestrante do almoço Clio, não resisti e voltei ao Fritjof Capra, agora com foco na Ciência e Alma de Leonardo da Vinci.

Ainda estou na leitura inicial então não vou me aprofundar sobre sua vida. Vou ressaltar algo que me chamou a atenção sobre o que o fazia diferenciado e precursor do que hoje chamamos de pensamento sistêmico e holístico.

Segundo o Capra, há um conjunto de atributos mentais que caracterizam pessoas consideradas geniais, além do obvio talento para alguma coisa. E que seriam atributos de Leonardo.

  • Intensa curiosidade 
  • grande entusiasmo pela descoberta e entendimento
  • Capacidade de se manter profundamente concentrado por longos períodos de tempo
  • habilidade para memorizar consistentemente grande quantidade de informações  

E aí chegamos ao nó de nossos dias. Nós, pobres mortais, que não somos gênios ou excepcionalmente brilhantes não só somos encharcados com um número imenso de informações diariamente como conjugamos esforços repetidos para comportamentos que nos tiram a atenção em algo para conseguir atenção para nós. É o que fazemos nas redes sociais e na navegação na web. Pessoas mais antigas como eu, que conviveram com o mundo antes da rede, sabem a diferença que isso custa em se aprofundar sobre qualquer assunto. 

Por isso achei bastante interessante esse TED Talk curtinho onde o ator Joseph Gordon-Levitt fala sobre uma sensação que traz muita satisfação pessoal e incrementa a criatividade: o ato de prestar atenção.


E fazendo um loop do TED para Leonardo, penso que um homem, vivendo na transição dos anos 1400 para 1500, sem uma educação formal, conseguiu se aprofundar em conhecimentos, retratar isso em imagens altamente elaboradas que foram fruto de horas e horas de pensamento focado e pesquisa incessante, não descansando enquanto não achava o seu ponto ideal. Às vezes nunca o achando, mas pegando suas observações e transformando em projetos altamente elaborados em imagens que nos fascinam até hoje. Essa mente fervilhante teria conseguido tal realização se parasse de tempos em tempos para causar em redes sociais? 

Sei que é uma analogia meio sem sentido e que as mentes brilhantes de hoje continuam a fervilhar. Talvez um pouco mais segmentadas e esquecendo uma visão mais global de análise do todo e não apenas das partes.

Talvez tenhamos que parar um pouco e prestar atenção. 

   
Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais
Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros