Estúdio com 30m2 tem construção econômica e resultado belo

Imagem
O  BAAQ  é um escritório de arquitetura mexicano que desenvolveu este projeto para um estúdio de descanso, o Chiapas Studio. Os requisitos eram economia na construção e manutenção. O resultado ficou muito interessante.  Com cerca de 30 m2 a construção aproveita a ventilação natural e como a região tem verões quentes, aproveitam a grande cobertura em bambu para criar uma varanda coberta para ser usada nos dias quentes. Para os dias frios, a parte inferior, com paredes de painéis de cimento e poliestireno de alta densidade, abriga como sala de estar.

18 ideias para usar Mapa Mundi na decoração

 
O fascínio pelos mapas e representações dos caminhos humanos vem de longa data. Imagino os homens mais antigos, desenhando com gravetos na terra, os locais mais importantes e as rotas de sobrevivência.

O primeiro mapa que representasse a Terra de forma mais integral que lembro de ter lido, foi o  feito por um tal de Piri Reis. Na época deveria ter sido um assombro e houve quem o atribuísse à seres de outros planetas naquela onda dos anos 70 em que tudo o que não fosse ocidental, deveria ser de fora da Terra.

Fragmento do mapa-múndi de Piri Reis, hoje no Palácio de Topkapı, em Istambul. (Wikipédia)
 De lá para cá, os mapas se tornaram mais precisos e nosso conhecimento real do planeta também. As fronteiras do mundo, seja por viagens, seja por imagens tomou uma forma na nossa cabeça. Essa imagem foi obra de um geógrafo, matemático e cartógrafo, que viveu de 1512 a 1594, chamado Gerardus Mercator. Sua representação do planeta ajudou bastante os navegadores a cruzarem os mares com mais precisão. E é essa a ideia mais comum de mapa mundi que conhecemos até hoje. 

Mas como Mercator enquadrou a superfície em um modelo plano, gerou desajustes. A Europa parece sempre bem maior do que é, em realidade, por exemplo. Em 1974, um historiador alemão chamado Aldo Peters fez uma nova representação, tentando ser mais fidedigno com a realidade geográfica, como pode ser visto no modelo abaixo. Mas que também gera controvérsias. 

Mapa mundi de Peters

Mais recentemente um arquiteto japonês, Hajime Narukawa, criou uma nova representação baseada na técnica do origami e que diz mostrar com mais  precisão as proporções reais entre os países e continentes. O mapa se chama AutaGraph e pode ser visto abaixo.


 Incrível que estejamos em pleno século XXI e ainda tenhamos dúvidas de como representar com realidade nosso planeta. Se bem que haja pessoas que acreditam que ele seja plano. 

Fiquemos com as representações mais usuais que remetem aos nossos desejos de conhecimento, viagens e novos descobrimentos.
 1- Um ambiente de trabalho, que pode ser em casa ou corporativo, em que o mapa mundi dá o toque de diversidade e dinamismo.  
 2- Ambientes mais tradicionais podem conter um toque mais ousado, mantendo a história dos antigos mapas, mas os usando no forro.
 3- Usando mapas de verdade, aqueles antigos que vinham enrolados ou dobrados. 
 4- Toda a delicadeza dos traços que insinuam formas e que pode ser desenhado sobre a parede lousa.
 5- Uma versão mais realista da delicadeza, usando adesivos.
 6- O estilo industrial fica super interessante com este mapa mundi sobre parede em cinza concreto.
 7- Relembrando ou planejando rotas, contam histórias de vida.
 8- Desconstruído em formas básicas.  
 9- Jogando com a paleta de cores da decoração.
 10- Trabalhado com pregos e cordas, em uma forma bem rústica.
11- Em aço corten ou madeira com iluminação por trás forma quase uma escultura na parede.

 12- Em madeira recortada em forma mais tradicional.
 13- Também em madeira brincando com a ideia de forma e fundo.
 14- Sóbrio e menor em escritório serve como contraponto à madeira dos móveis.
 15- Em alto relevo
17- Em adesivo colorido que remete à forma do planeta (não indicado para terraplanistas...)
18- Na cozinha serve de inspiração para criações gastronômicas de vários locais.


Imagens: Pinterest e Web
Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros