Refúgio para artistas preserva cultura e tradição em ilha canadense


Um refúgio para artistas. Um dos seis que a Fundação Shorefast e a Fogo Island Arts Corporation solicitaram ao estúdio do arquiteto Todd Saunders. Um projeto que visa revitalizar a Ilha e sua paisagem através do meio mais duradouro e rico: a cultura. (posso ficar com inveja nesse país que tanto maltrata sua arte e seus artistas???)

Este estúdio em particular tem uma área bem extensa, mais de 200 m2 e segue uma forma limpa, um retângulo irregular sobre pilotis. O uso de pilotis para deixar a paisagem livre é um recurso que foi bastante usado pelos modernistas e Brasília é um exemplo disso. Na ilha, com seu terreno rochoso, essa estrutura permite que se construa sem grandes interferências no sítio.

É muito forte o contraste entre o negro do revestimento externo e o branco muito puro dos ambientes internos. Os espaços seguem a concepção externa e são muito fluídos e simples. Se observarmos a planta baixa, vamos ver que as funções de serviço foram alinhadas em uma "tripa" lado a lado, deixando que os espaços de lazer e contemplação se intercalem entre fechados e abertos, fazendo com que a transição entre espaços mais protegidos e outros mais em contato com a natureza aconteçam de maneira harmônica ao se passear pela casa.

Fotos: Bent Rene Synnervag.

Fonte Facebook do Estúdio

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros