MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Refúgio para artistas preserva cultura e tradição em ilha canadense


Um refúgio para artistas. Um dos seis que a Fundação Shorefast e a Fogo Island Arts Corporation solicitaram ao estúdio do arquiteto Todd Saunders. Um projeto que visa revitalizar a Ilha e sua paisagem através do meio mais duradouro e rico: a cultura. (posso ficar com inveja nesse país que tanto maltrata sua arte e seus artistas???)

Este estúdio em particular tem uma área bem extensa, mais de 200 m2 e segue uma forma limpa, um retângulo irregular sobre pilotis. O uso de pilotis para deixar a paisagem livre é um recurso que foi bastante usado pelos modernistas e Brasília é um exemplo disso. Na ilha, com seu terreno rochoso, essa estrutura permite que se construa sem grandes interferências no sítio.

É muito forte o contraste entre o negro do revestimento externo e o branco muito puro dos ambientes internos. Os espaços seguem a concepção externa e são muito fluídos e simples. Se observarmos a planta baixa, vamos ver que as funções de serviço foram alinhadas em uma "tripa" lado a lado, deixando que os espaços de lazer e contemplação se intercalem entre fechados e abertos, fazendo com que a transição entre espaços mais protegidos e outros mais em contato com a natureza aconteçam de maneira harmônica ao se passear pela casa.

Fotos: Bent Rene Synnervag.

Fonte Facebook do Estúdio

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros