Arquitetando beleza da imperfeição - Wabi sabi

Arquitetando para sua família. Um dos maiores desafios de um projetista. Falo por mim e creio que isso se deve ao envolvimento emocional que isso acarreta e que afasta de nós a necessária isenção. O crivo lógico que permeia a criação e nos puxa para o chão da terra durante o voo das possibilidades.


O que chamou a atenção neste projeto que o arquiteto ucraniano Sergey Makhno fez para a sua família? Em primeiro lugar é obvio a chamada do artigo que alertava para a inspiração na filosofia japonesa wabi-sabi com a cultura de seu próprio país. E o resultado são ambientes fortes, aparentemente brutos, mas que carregam um quê de aconchego que quebra a aspereza das cores e materiais.


O Wabi sabi tem muito disso, de resgatar o irregularidade, o imperfeito em algo novo e mais valioso. Buscar na entranha, não o defeito, mas o que dele resulta de beleza. Nesse sentido ele resgata técnicas tradicionais ucranianas como o revestimento das paredes em argila e as vergas em madeira rústica nas portas e janelas. 



"Ao longo das minhas soluções de design, tento não apenas refletir a individualidade e singularidade de meus clientes, mas também levá-los a sonhar maior, porque, no final do dia, cada um de nós é um criador que desenha sua própria realidade". - Sergey Makhno







FONTE

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros