Render não é o único meio de mostrar a sua ideia
Quando ando pelas páginas de colegas vejo cenas belas, a grande maioria em forma de renders muito realistas, que espelham uma realidade que ainda não existe, a não ser no projeto do profissional. É obvio que os clientes curtem ver e entender o que estão comprando e se puderem passear pelos espaços com seus olhos, ainda melhor. E aproveitar uma tecnologia que se mostrou disponível há pouco tempo, é uma realidade para nós, arquitetos.
Mas ...e sempre tem um mas na questão, a representação gráfica de uma ideia apenas se revela interessante quando serve para fazer o cliente entender a concepção. Por mais realista que seja uma foto, se não vier acompanhada de conteúdo e propostas embasadas, será apenas uma foto, entre tantas mais.
E por isso gostei do trabalho desse moço que achei na web, o Jim Keen. Ele mostra que existem outros meios de representação. Ou por outra, resgata formas que usávamos desde muito, com uma bela roupagem contemporânea.
Mas ...e sempre tem um mas na questão, a representação gráfica de uma ideia apenas se revela interessante quando serve para fazer o cliente entender a concepção. Por mais realista que seja uma foto, se não vier acompanhada de conteúdo e propostas embasadas, será apenas uma foto, entre tantas mais.
E por isso gostei do trabalho desse moço que achei na web, o Jim Keen. Ele mostra que existem outros meios de representação. Ou por outra, resgata formas que usávamos desde muito, com uma bela roupagem contemporânea.
Sem uma comunicação clara e direta de sua ideia, qualquer imagem é uma oportunidade desperdiçada. Jim Keen
Sim, me dirão, mas o que difere esse tipo de trabalho das imagens ultra realistas que estou acostumado a ver???? Elas não pretendem ser o que não são. São ideias de um futuro que talvez venha a existir. Algumas vezes com alterações como todo profissional sabe bem que acontece. (Esses dias um colega colocou o render e a foto pronta exclamando que - UFA - aquele projeto seguiu fielmente a sua proposta original. O que não é comum).
Estas imagens tem um componente lúdico que dificilmente uma foto teria. E hoje em dia, segundo o seu autor, como são mais raras, se destacam do comum.
Técnicas de venda? Sim. Obvio. Arquitetura não é uma atividade benemérita, embora alguns creiam que sim. Um projeto não é uma foto nem uma representação por mais linda e divertida que seja. Essas imagens como os renders servem apenas para mostrar UMA PARTE do todo.
O projeto é bem mais especifico. Inclui detalhamentos, plantas de execução, mostra encontros de materiais, alturas, paginação de pisos e revestimentos. Se você fica ultra mega feliz com uma foto bonita, saiba que o seu arquiteto pode lhe oferecer muito mais e que você vai ficar ainda mais feliz durante a obra porque ela correrá com menos problemas justamente porque tudo foi pensando antes. É o que muitos profissionais orçam como detalhamento.
Obras a parte, a parte inicial onde o projetista mostra porque chegou a essa solução e não àquela, requer uma comunicação direta. Pode ser em forma de palavras, mas pode sim ser na forma como os arquitetos se comunicam desde sempre: pelas suas representações gráficas. Pensem nisso.
Veja outras imagens do trabalho de Jim Keen AQUI
- Leia também sobre a representação a mão livre na Arquitetura e sobre os Sketches de Frank Gehry
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