Castelinho da Rua Apa - Restauro e novas funções resgatam a memória da cidade
O início |
Abandonado, virou abrigo das pessoas que também são abandonadas, seguindo o roteiro de decadência que sofrem tantos prédios nas nossas cidades...Seus materiais se deterioram, suas paredes revelam cicatrizes de uma memória de tempos mais cheios de fausto.
E alguns voltam a um novo viver. Restaurados, reformados, usados em novas utilidades, voltam a compor o cenário urbano. Carregando suas memórias e mostrando que as cidades são sim feitas de pessoas e suas histórias.
O Restauro |
É o que acontece com o Castelinho da Rua Apa que vai deixar de ser um prédio abandonado e vai abrigar o Clube de Mães do Brasil que é uma Instituição Filantrópica, sem fins lucrativos, que desenvolve programas e projetos sociais voltados às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Um belo resgate para um prédio que abrigou um drama.
Leiam AQUI mais detalhes da reinauguração do Castelinho e como funciona o Clube de Mães do Brasil.
Mas qual seria o mistério do Castelinho da Rua Apa em São Paulo?
O prédio foi construído em 1912 por um médico. Foi palco de festas e de muita luz até que, pouco depois de sua morte, seus herdeiros protagonizaram um drama policial.
O drama |
Como alguns dizem que as paredes guardam memórias, e alguns que guardam bem mais que isso, a fama de mal assombrado acompanhou àquela mansão que um dia abrigara sonhos.
O Palacete |
Desenhando o castelinho |
O abandono |
De início o sonho e o fausto. O futuro pela frente. A luz e a festa.
Depois o drama. A luta fratricida que leva à morte. E surge a decadência.
A memória |
O resgate. Uma instituição, com o nome simbólico de Clube de Mães do Brasil e que cuida de pessoas também desabrigadas, ocupa os espaços, tombados pelo patrimônio em 2004, e restaurado para o novo uso. Simbolismo de vida e de nova esperança. Vida que segue, apesar de tudo.
O corte |
Planta original - não construída |
Lateral do Castelinho |
Assim se criam os mitos e os ícones. Mais que de pedras e argamassas, de sonhos e dramas. É a vida que faz a arte. É a vida que faz as cidades. Que a façamos bela e generosa.
Leia também;
Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais
Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao
Alguém tem informações sobre a existência do escritório ou do arquiteto do prédio? Por favor me notifique WhatsApp 11988913673
ResponderExcluir"projeto de Restauração, tendo como responsável pela produção dos projetos de restauro o arquiteto Milton Nischida, encarregado pela fiscalização a empresa Formarte Projetos Produção e Assessoria Ltda. e pela execução da obra a empresa Pires Giovanetti Engenharia e Arquitetura Ltda. e o valores para execução veio do Fundo dos Interesses Difusos do Estado de São Paulo — FID." fonte Clube de mães do Brasil
Excluir