Uma rede para chamar de minha

Normalmente associadas às residências de verão ou às do Nordeste e Norte brasileiros em tempo integral, as redes são uma herança dos nossos "índios" que, aliás já receberam esse nome porque os antigos navegadores acreditavam estar chegando às Índias por outro caminho. 

Pelo menos essa é uma das versões para o "descobrimento" da América e do Brasil. Há outras (veja uma delas AQUI). E quem se debruçar com vontade e sem pré conceitos em livros de História vai notar que para fatos há inúmeras versões (talvez seja melhor falar em visões) de modos que verdades absolutas devem ser vistas com certa ressalva e consciência crítica.

Essa história de consciência crítica também é bem complicada porque enquanto vivemos somos sujeitos à visões que a vida (nossa e onde vivemos) acaba por nos impor. Difícil fugir disso. A medida que envelhecemos vamos cristalizando crenças que acabam por nos engessar também. Difícil manter alguma isenção em assuntos que nos rodeiam. Especialmente os apaixonantes. 

Ah!!! As paixões. Afinal são elas que movem o mundo e sem elas nada seríamos. São nossa salvação e ruína. As Índias, mais que temperos, nos acenavam com ideias de generosidade e com a (reconfortante) reencarnação que dava uma resposta à finitude de nossas vidas. Mas trazia também a rigidez das castas...

E as redes??? Imaginem os europeus chegando às novas terras, fossem as Índias ou não, e encontrando esse meio tão peculiar de gozar a vida fosse para dormir, para descansar ou para transporte. Fico imaginando aqueles seres humanos jogados nos trópicos, com um calor infernal, cheios de roupas, se refestelando em redes de descanso.

Tal qual fazemos nós quando nos sobra um tempo....      


 




Fontes das fotos - blogs.diariodonordeste.com.br , https://erikakarpuk.com , https://br.pinterest.com , http://www.bemlegaus.com ,

 Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest 
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros